Notícias
Barcelos assinala 4.º Encontro “Poeta à Solta” com dois dias dedicados à poesia
O Encontro “Poeta à Solta” regressa a Barcelos na sexta-feira e no sábado, 21 e 22 de novembro, reunindo autores galegos, portugueses e asturianos na Biblioteca Municipal, num programa que junta conversas, leituras, apresentações editoriais, oficinas e uma exposição de ilustração.
16 de novembro 2025

O Município de Barcelos volta a integrar a poesia na programação cultural do próximo fim de semana com a realização da 4.ª edição do Encontro “Poeta à Solta” – iniciativa promovida pela Câmara Municipal em parceria com o projeto Officium Lectionis. A curadoria e coordenação científica pertencem a José Rui Teixeira, ligado à Cátedra de Sophia da Universidade Católica do Porto, e a Lourdes Pereira, da Cátedra Mário Cesariny da Universidade das Ilhas Baleares / Instituto Camões.
O encontro decorre na Biblioteca Municipal de Barcelos. Na sexta-feira, entre as 17h00 e as 20h00, e no sábado, das 10h30 às 20h00, o espaço acolhe autores de várias origens. Nesta edição participam o poeta galego Genaro da Silva e os portugueses Jorge Melícias, Jorge Teixeira, Minês Castanheira e Nuno Matos Duarte. Marca também presença o asturiano Miguel Rodríguez Monteavaro, que apresentará Para além dos glaciares e do cemitério de sóis, antologia de poesia asturiana contemporânea organizada por si e publicada em edição bilingue com tradução para português de Jorge Melícias. Nesse momento será evocada a memória do poeta asturiano Xuan Bello, recentemente falecido.
O programa inclui ainda a intervenção de Anxo Angueira, presidente da Fundação Rosalía de Castro, que apresentará a antologia Como um eco perdido, dedicada à poetisa galega e editada em formato bilingue com tradução de Jorge Melícias e José Rui Teixeira.
Para além das conversas e leituras, o encontro integra uma oficina de ilustração de poesia, no sábado às 10h30, conduzida por Marta Nunes e Jorge Teixeira. No mesmo dia será inaugurada a exposição Como Caminham os Lobos, composta por trabalhos de Marta Nunes que ilustram um livro de Jorge Teixeira. Todas as atividades têm entrada livre.
O programa de sexta-feira abre às 17h30 com intervenções de Dalva Rodrigues, vereadora da Cultura e Educação, e de José Rui Teixeira. Segue-se, às 17h45, a conversa “O Homem nasce para ser o tal poeta à solta”, com Jorge Melícias, Minês Castanheira e Nuno Matos Duarte. As leituras da tarde, às 19h00, reúnem Genaro da Silva, Minês Castanheira e José Rui Teixeira.
No sábado, depois da oficina da manhã, a exposição é inaugurada às 15h30. Às 16h00 intervém a Universidade Sénior de Barcelos. A sessão “Poesias ibéricas: entre monólogos e diálogos”, às 16h30, junta Genaro da Silva, José Rui Teixeira e Miguel Monteavaro. A evocação de Xuan Bello acontece às 17h30, seguida de leituras com Jorge Melícias, Nuno Matos Duarte e Jorge Teixeira às 17h50. Às 18h30, Anxo Angueira conduz um momento dedicado a Rosalía de Castro. O encerramento está previsto para as 19h30.



