Notícias
Festival da Canção vive primeira semifinal este sábado
A primeira semifinal do Festival da Canção 2026 realiza-se este sábado, a partir das 21 horas. 8 canções competem por um lugar na final.
20 de fevereiro 2026

Vasco Palmeirim apresenta este sábado, dia 21, a primeira semifinal do Festival da Canção 2026, programa que será transmitido pela RTP1, RTP Internacional, RTP África e RTP Play a partir das 21 horas. Catarina Maia e Alexandre Guimarães juntam-se a Palmeirim nas entrevistas no “green room” e nas páginas oficiais do evento nas redes sociais. Os 8 primeiros intérpretes sobem ao palco do Festival da Canção, onde serão selecionadas 5 canções. Na segunda Semifinal, apresentada por Filomena Cautela a 28 de fevereiro, serão apuradas as outras 5 canções para a Grande Final, a 7 de março. A escolha faz-se, como habitualmente, pelo voto do júri e do televoto mas, este ano, haverá também a novidade do voto online.
Ordem de atuação:
- Dinis Mota – “Jurei”
- Nunca Mates o Mandarim – “Fumo”
- EVAYA – “Sprint”
- André Amaro – “Dá-me a tua mão”
- Bateu Matou – “Nos Teus Olhos”
- Marquise – “Chuva”
- AGRIDOCE – “Onde Quero Estar”
- Mário Marta – “Pertencer”
Mas nem só de competição se faz o Festival da Canção. São vários os artistas que a RTP convida todos os anos para abrilhantarem as galas do Festival. Nesta edição iremos ver atuações de Júlio Resende com Paulo Lapa, de Luca Argel com Nani Medeiros e de Karla da Silva, Edmundo Inácio, Tatanka, Throes + The Shine e, como não podia deixar de ser, dos vencedores da edição de 2025, os NAPA.
A expectativa para quem irá representar Portugal no Festival Eurovisão, agendado para maio em Viena: pela primeira vez o regulamento do Festival da Canção da RTP permite que o vencedor opte por não representar Portugal na Eurovisão. E pelas declarações de muitos dos participantes nas suas próprias redes sociais, a grande maioria dos artistas opta mesmo por não ir a Viena em caso de vitória. E isto devido à muito criticada participação de Israel no Festival Eurovisão que levou, inclusivamente, à desistência de 5 países na competição europeia: Espanha, Islândia, Irlanda, Eslovénia e Países Baixos.
Texto: N. Costa
Foto: RTP



