Notícias
Porto é a Capital Nacional de Juventude 2026
O compromisso continuado do Porto com as pessoas jovens leva a cidade a assumir o título de Capital Nacional de Juventude 2026. A distinção do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) reforça o papel do município como referência nacional na área das políticas públicas de juventude, promovendo a participação ativa das pessoas jovens na construção do futuro.
21 de fevereiro 2026

O IPDJ reconhece que este compromisso está “expresso em políticas inovadoras, no dinamismo do Conselho Municipal de Juventude e na implementação de um plano de atividades abrangente, que integra iniciativas promotoras da empregabilidade jovem, aprendizagens de qualidade, diversidade e igualdade de oportunidades, sustentabilidade ambiental e participação cívica”.
“Ser Capital Nacional da Juventude não é apenas receber um título. É dizer, com clareza, que o Porto quer ser também a capital do sonho, da aspiração e da possibilidade para uma nova geração”, assume o vereador da Juventude e Desporto.
Durante a cerimónia de anúncio, que teve lugar, ontem, em Vila Nova de Gaia, cidade distinguida em 2025, Rodrigo Passos afirmou que este “não pode ser apenas um título anual. Tem de ser um compromisso político com prazo mais longo. Tem de ser um momento que concentra, acelera e revela uma prioridade que deve permanecer para lá de 2026”.
Certo de que esta distinção “nasce do trabalho de muitos anos, de muitas instituições, de muitas associações, de muitos dirigentes, de muitos técnicos, de muitos jovens que foram insistindo, participando e elevando a exigência”, o vereador quer continuar e consolidar o percurso feito.
“Esta capital não será boa se não for vossa. Não será relevante se não vos escutar. Não será transformadora se não for construída convosco”, considera Rodrigo Passos, reiterando a missão de “construir uma cidade onde ser jovem não seja esperar pela vez”.
Capital para consolidar aprendizagens e inovar nas respostas estratégicas
Enquanto Capital Nacional de Juventude 2026, o Porto irá dinamizar um conjunto de ações alinhadas com a elaboração do seu novo Plano Municipal de Juventude, Porto 5.0 – Refletir o futuro da juventude do Porto, num processo participativo e colaborativo que envolve jovens, associações, instituições académicas, organizações de juventude e vários parceiros institucionais.
Este novo ciclo pretende consolidar aprendizagens e inovar nas respostas estratégicas dirigidas às pessoas jovens.
Nesta segunda edição da iniciativa, o Porto destacou-se entre as 14 candidaturas submetidas pelos municípios de Alvaiázere, Barcelos, Castanheira de Pera, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Évora, Mafra, Ponte de Sor, Sintra, Tábua, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.
A avaliação contemplou a análise das atividades já implementadas e das previstas para 2026, valorizando o seu enquadramento em estratégias municipais de juventude intersectoriais e articuladas com os Conselhos Municipais de Juventude.
Atribuída anualmente pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, em articulação com o Conselho Nacional de Juventude, a Federação Nacional de Associações Juvenis, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Movijovem Capital Nacional da Juventude, a Capital Nacional da Juventude pretende promover, articular e valorizar as políticas públicas de juventude a nível local, nacional e internacional, reconhecendo municípios que se destacam no setor da juventude e que apresentam planos de atividades sólidos, sustentados e reveladores de políticas de juventude maduras e consolidadas.



