País

CP regista semestre histórico com mais de 100 milhões de passageiros

A CP – Comboios de Portugal transportou mais de 100 milhões de passageiros nos primeiros seis meses de 2025, um crescimento de 9,3% face ao mesmo período do ano passado, o que representa cerca de mais 7 milhões de passageiros. Em nota de imprensa, a empresa destaca que se trata de um recorde absoluto para o primeiro semestre de um ano.

De acordo com a CP, “estes resultados revelam o crescimento contínuo na procura pelos serviços oferecidos pela CP e confirmam a atratividade do comboio como uma solução de transporte segura, sustentável e acessível”.

O aumento registado é transversal à generalidade dos serviços, com destaque para o serviço Regional, que viu um acréscimo de 15,3 milhões de passageiros, um crescimento de 133% face ao primeiro semestre de 2024. Os urbanos de Coimbra subiram 84% e o serviço Intercidades 48%. Já os urbanos de Lisboa mantêm-se na liderança em número absoluto, com cerca de 68 milhões de passageiros transportados no período. O serviço Alfa Pendular, por sua vez, “mantém-se firme no mercado”, refere a empresa.

Entre as medidas que mais contribuíram para o aumento da procura, a CP destaca o Passe Ferroviário Verde, implementado em outubro de 2024, com um custo mensal de 20 euros. A empresa sublinha que este título teve “uma grande repercussão na transferência modal para o comboio, ao promover uma mobilidade acessível e sustentável”.

Entre janeiro e junho de 2025 foram vendidas mais de 315 mil assinaturas do Passe Ferroviário Verde. Desde a sua entrada em vigor, já foram comercializados mais de 390 mil passes, “numa procura crescente que revela o impacto que este título teve na mobilidade da população portuguesa”. No mesmo período, foram também realizadas mais de 1,25 milhões de reservas de viagens nos comboios Intercidades com este passe.

Reabertura de linhas e reforço da oferta

A CP assinala ainda, no primeiro semestre do ano, a reabertura da Linha de Leixões, dos troços Mangualde/Celorico da Beira (na Linha da Beira Alta) e Torres Vedras/Malveira e Malveira/Meleças (na Linha do Oeste), devolvendo o serviço ferroviário a diversas populações. Refere também o alargamento do tarifário intermodal Andante aos comboios da Linha do Vouga, no percurso Espinho – Vouga e Pinheiro da Bemposta (Oliveira de Azeméis), como medida para incentivar o uso do transporte público e promover a intermodalidade.

No âmbito da modernização dos serviços e facilitação do acesso ao transporte ferroviário, a empresa concluiu a instalação de 304 novas máquinas de venda automática na Área Metropolitana de Lisboa. Estes equipamentos permitem aos passageiros autonomizar a compra de bilhetes e carregamento de passes, reduzindo filas e facilitando o acesso aos serviços.

Por fim, a CP informa que reforçou, desde julho, a oferta de comboios Alfa Pendular aos sábados e feriados, com mais horários e lugares entre Lisboa e Porto, um serviço com “elevada procura”.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close