Notícias

41 países participam no Festival Eurovisão da Canção 2021

Depois de um interregno abrupto da Eurovisão em 2020, a organização anuncia uma nova edição em 2021 com 41 países.

Devido à pandemia da Covid-19, o Festival Eurovisão da Canção de 2020 foi cancelado, mesmo depois de artistas e canções terem sido selecionados. A organização da UER (União Europeia da Radiodifusão) e a televisão pública holandesa anunciaram hoje que, aconteça o que acontecer, a edição de 2021 vai mesmo acontecer. Após período de inscrições, a UER anuncia também que todas as estações de televisão confirmadas para 2020 mantêm a intenção de participarem em 2021, num total de 41 países.

Portugal irá participar no evento através da RTP.

A edição de 2021 será dirigida por NPO, NOS e AVROTROS, operadores do serviço público holandês, e terá lugar na Ahoy Arena de Roterdão nos dias 18, 20 e 22 de maio de 2021. O slogan mantém-se o de 2020 “Open Up”.
Martin Österdahl, o supervisor executivo do Festival disse sentir-se “gratos pelo compromisso destes 41 participantes, que nos ajudarão a trazer novamente o Eurovision Song Contest em 2021. O alinhamento dos países será exatamente o mesmo que teria competido em 2020 e estamos muito contentes que regressem no próximo ano”.
Garantido o programa de televisão, a organização trabalha em 4 cenários possíveis de acordo com a evolução da pandemia em maio de 2021. O evento poderá ser totalmente ao vivo na arena Ahoy, com público e artistas presentes no local; só com artistas e sem público ou parte da lotação da arena; ou com os artistas a atuarem no respetivo país e apenas os apresentadores presentes na arena holandesa. O objetivo é “assegurar que o Eurovision Song Contest traga novamente entusiasmo e inovação, apesar das desafiantes circunstâncias, a mais de 180 milhões de espetadores.”
Ao países e televisões participantes são: Albânia (RTSH), Arménia (AMPTV), Austrália (SBS), Áustria (ORF), Azerbaijão (Ictimai TV), Bielorrússia (BTRC), Bélgica (VRT), Bulgária (BNT), Croácia (HRT), Chipre (CyBC), Dinamarca (DR), Eslovénia (RTVSLO), Espanha (TVE), Estónia (ERR), Finlândia (YLE), França (FT), Alemanha (ARD/NDR), Geórgia (GPB), Grécia (ERT), Islândia (RUV), Irlanda (RTE), Israel (IPBC/KAN), Itália (RAI), Letónia (LTV), Lituânia (LRT), Malta (PBS), Moldávia (TRM), Países Baixos (AVROTROS), Macedónia do Norte (MKRTV), Noruega (NRK), Polónia (TVP), Portugal (RTP), Reino Unido (BBC), República Checa (CT), Roménia (TVR), Rússia (Channel One), São Marino (RTV), Sérvia (RTS), Suécia (SVT), Suíça (SRG SSR) e Ucrânia (UA:PBC).

Texto: N. Costa
Fotos: UER

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close