Sociedade

Porto lança empreitada contínua para renovar três quilómetros de condutas de água prioritárias por ano

A obra, da responsabilidade da Águas e Energia do Porto, traduz uma estratégia extraordinária e permitirá reduzir fugas e perdas de água, num momento em que este bem precioso é cada vez mais escasso. No dia em que o consumo de recursos naturais pela humanidade ultrapassa os níveis de regeneração do planeta, a ação da empresa municipal evita a ocorrência de roturas e conduz à melhoria da qualidade da água.

A cidade do Porto está a reforçar o investimento na qualidade e eficiência do sistema de abastecimento de água, bem cada vez mais escasso, como fica hoje patente da data em que se atinge o Dia de Sobrecarga da Terra.
Este ano, a Águas e Energia do Porto arrancou com uma estratégia inovadora, que consiste numa empreitada contínua e não “programada”, para renovação de troços prioritários de condutas. O plano permitirá renovar cerca de três quilómetros de condutas por ano e garantir um serviço de melhor qualidade ao cliente.
“Trata-se de uma atuação contínua, reativa, de ação prioritária e com elevada agilidade no terreno, para resolução de problemas no momento. Os grandes objetivos são reduzir as perdas de água, o desperdício ambiental e aumentar a eficiência hídrica do sistema”, adianta a empresa. O principal alvo das intervenções, que já estão a decorrer no terreno, passa pela renovação urgente e pontual de troços prioritários de condutas de abastecimento de água, que registam perdas de água e desempenho inferior às expectativas e necessidades.
A empreitada destaca-se pela agilidade e rapidez de execução no terreno, o que possibilita a obtenção de resultados imediatos. Assim, para além da eliminação das fugas e perdas de água existentes nestas condutas (redução do desperdício ambiental), bem como de falhas no fornecimento de água aos clientes, a iniciativa está a contribuir decisivamente para o reforço da segurança e resiliência de todo o sistema. Saliente-se também a eliminação de infraestruturas antigas, com materiais obsoletos, substituídas por condutas e ramais novos com alto grau de desempenho e qualidade; melhores condições de caudal e pressão no serviço prestado diariamente aos clientes; bem como a melhoria da qualidade da água (infraestruturas com materiais novos).
Para a Águas e Energia do Porto, a iniciativa reveste-se de extrema importância, uma vez que “atua diretamente na redução das perdas de água reais e do índice de Água Não Faturada, para além de contribuir para a otimização de recursos internos”.
Recorde-se que em 2021, o Porto alcançou o valor mais baixo de sempre em perdas de água na rede pública. O índice de Água Não Faturada registou 14,8% no final do ano passado, resultado só possível através de um investimento e esforços contínuos numa rede que é já centenária.
A iniciativa assente em intervenções contínuas, lançada já este ano, surge no cumprimento das ações previstas no Plano de Segurança da Água e do Programa de Gestão e Redução da Água Não Faturada. Prevê-se que as ações continuem a decorrer ao longo dos próximos anos por toda cidade, com uma afetação reduzida da via pública, e com o objetivo final de melhorar as condições de excelência do fornecimento de água a todos os clientes do Porto.

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close