Destaque

Exposição “Mundos” de Nadir Afonso na Galeria Municipal de Arte

O lado surrealista do pintor Nadir Afonso (1920-2013) vai estar em exposição na Galeria Municipal de Arte, a partir de quinta-feira, 22 de junho, com um conjunto de mais de três dezenas de obras do seu espólio, cedidas pela Fundação Nadir Afonso.
Uma década depois do seu desaparecimento, a Galeria Municipal de Arte acolhe uma exposição deste importante arquiteto e artista plástico, a quem a sua cidade natal, Chaves, dedicou a criação de um belíssimo equipamento cultural – o Museu de Arte Contemporânea.
Nas suas obras, o Surrealismo “manifesta-se tanto nas técnicas e nas formas, como nos temas, com alusões a elementos do mundo mágico, mítico e onírico”, lê-se numa nota explicativa da Fundação com o seu nome.
A exposição, que vai estar patente até 3 de setembro, poderá ser vista de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h00.
Sobre o autor
NADIR AFONSO (Chaves, 04/12/1920 | Cascais, 11/12/2013) diplomou-se em Arquitetura na Escola de Belas-Artes do Porto. Colaborou com Le Corbusier e com Óscar Niemeyer. Expôs no Salon des Réalités Nouvelles e realizou mais de uma centena de exposições, entre as quais se destacam: Galeria Denise René; Maison des Beaux-Arts; Bienal de São Paulo, 1961 e 1969; Fundação Calouste Gulbenkian, 1970; Centre Culturel Portugais, Paris, em 1970 e 1979; Museu Nacional de Soares dos Reis; Museu do Chiado e Museu da Presidência da República, em 2012. Exposição no Museu Carlo Bilotti/Villa Borghese, Roma, e no Palazzo Loredan, em Veneza, 2012. Prémio Amadeo de Souza-Cardoso e Prémio Nacional de Pintura. Condecorado pelo Presidente da República como Ofcial e Grande-Ofcial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada. Jorge Campos realiza os flmes Nadir e Nadir Afonso: O Tempo não Existe.
Bernardo Pinto de Almeida realizou o flme Nadir Afonso, o Arquiteto José Paulo Santos produziu e realizou 1965 Panreal, um projeto de Nadir Afonso. Doutor Honoris Causa pela Universidade Lusíada e pela Universidade do Porto. Em sua homenagem, a transportadora aérea nacional – TAP – deu o seu nome a um dos seus airbus.
Os CTT editaram vários selos com obras de Nadir Afonso e também pinturas suas foram transpostas para azulejo como na Estação dos Restauradores de Metropolitano de Lisboa, Estação ferroviária de Coina, Túnel de acesso à praia em Cascais e na Câmara Municipal de Boticas. Em 2013, foi inaugurado o Centro de Artes Nadir Afonso, em Boticas, da autoria de Louise Braverman, a cujo projeto foi atribuído o International Architecture Awards 2009. Em 2016, abriu ao público o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves, da autoria de Álvaro Siza.  Bibliografa ativa: La Sensibilité Plastique; Les Mécanismes de la Création Artistique; Le Sens de L’ Art; O Universo e o Pensamento; Sobre a Vida e Sobre a Obra de Van Gogh; Da Intuição Artística ao Raciocínio Estético; As Artes: Erradas Crenças e Falsas Críticas; Nadir Face a Face.
Esta representado no Centre George Pompidou; CitiBank; JP Morgan Chase; Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação MilleniumBcp; Berardo; CGD; Museu de Arte Moderna de S. Paulo; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; Museu do Chiado; Museu Soares dos Reis; Museum Im Kulturspeicher; Szépmuvészeti Múzeum.
Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

39 + = 43

Close