Economia

Amorim Cork Ventures e PrimaLynx lançam iogurteira em cortiça e algodão, sem eletricidade

A incubadora da Corticeira Amorim lançou hoje a comercialização plena da iogurteira ecológica da start-up PrimaLynx, que, à base de cortiça e tecido de algodão, permitirá poupar até 2.000 embalagens de iogurte anuais num agregado de quatro pessoas.

Depois das chinelas Asportuguesas, dos tapetes Sugo Cork Rugs e dos equipamentos de refrigeração comercial Grõwancork, a YogurtNest é assim o quarto produto criado com o apoio da Amorim Cork Ventures (ACV). Durante cerca de um ano foi apresentado ao público em eventos gastronómicos e agora chega ao mercado para se afirmar como uma alternativa às iogurteiras convencionais, evitando a eletricidade, funcionando como estufa “slow cooker” e servindo também como mala térmica.

“Com a YogurtNest, serão evitadas milhares de embalagens de plástico por ano”, revela Paulo Bessa, diretor-geral da ACV. “Considerando um agregado familiar de quatro pessoas, estima-se que a iogurteira possa evitar a produção de 2.000 embalagens de 125 mililitros durante um ano, com uma poupança associada de 300 euros – valor que será significativamente maior no caso dos iogurtes de base vegetal”, realça.

Miguel Leal, fundador da PrimaLynx e criador da YogurtNest, revela que na origem do projeto esteve a intenção de conceber “uma iogurteira que tornasse o iogurte mais acessível, natural e saudável, e cujo funcionamento não tivesse um impacto negativo no meio ambiente”.

A cortiça permitiu cumprir esses requisitos pelas suas propriedades térmicas, propícias à conservação de temperaturas estáveis, pelo que Paulo Bessa defende que a YogurtNest, ao preparar iogurtes em apenas seis horas sem energia elétrica, é um “contributo para a denominada economia de baixo carbono e economia circular”.

Enquanto recurso adequado a práticas de alimentação saudável e apto a cozinhar em confeção lenta também arroz, massas, sopas e estufados, a iogurteira em cortiça e algodão é apontada pelo diretor da ACV como “um produto de grande valor acrescentado, com potencial de crescimento nacional e internacional”.

Nesta fase, a YogurtNest está a ser comercializada por vários revendedores nacionais e também por um da Finlândia, onde já tem representação. A partir de hoje, contudo, o produto fica disponível para qualquer outro país, através do respetivo site de vendas online.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close