Cultura

Esposende: Biblioteca Manuel de Boaventura assinala Dia Internacional do Livro Infantil

Para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil, 2 de abril, a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura irá promover uma exposição de literatura infantil e duas sessões de cinema. Esta comemoração ocorre desde 1967, ano em que foi escolhido o dia 2 de abril por ser o aniversário de nascimento de Hans Christian Anderson, um reconhecido escritor infantil e pretende chamar a atenção para a importância da leitura e dos livros na infância.

Para assinalar esta data, a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura irá apresentar numa exposição, não só a obra do escritor dinamarquês Hans Christian Anderson mas, simultaneamente, divulgará a literatura infantil contemporânea, de autores portugueses e estrangeiros. Entre os autores portugueses contemporâneos, destaque para Isabel Minhós Martins, António Mota, Clara Cunha, Alice Vieira e Rita Sineiro entre outros.

Para divulgação da obra de Hans Christian Anderson a Biblioteca Municipal propõe, também, duas sessões de cinema, no auditório da biblioteca, altura em que será exibido o filme “A Pequena Sereia”, inspirado no conto de Hans Christian Anderson com o mesmo título. “A Pequena Sereia” é um conto de fadas escrito pelo autor dinamarquês, publicado pela primeira vez em 1837.

A primeira projeção terá lugar às 10h00 e a segunda sessão decorrerá às 15h00. As inscrições deverão ser feitas por marcação prévia para o email 

Para assinalar este dia, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas disponibilizou um cartaz digital, da autoria da ilustradora Inês Viegas Oliveira, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração em 2023. O cartaz transmite a ideia que tem sido subjacente a este dia ao longo dos anos: que nos livros cabem todas as histórias e todas as personagens que nos fazem sonhar e viajar.

Esta ação converge para as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close