Lazer

Quinta do Bomfim: provas, passeios nas vinhas e um novo piquenique

Centro de enoturismo está localizado no Pinhão e propõe um conjunto de atividades para que os visitantes passem um dia em família no Douro

Piqueniques com vista para o Douro, passeios nas vinhas, visitas guiadas, provas de Vinhos do Porto e DOC Douro, atividades para os mais pequenos e ainda um jantar no novo restaurante pop-up “Casa dos Ecos”. Estas são apenas algumas das propostas da Quinta do Bomfim, propriedade da família Symington, localizada no Pinhão, que convida à descoberta dos vinhos do Douro, em comunhão com a natureza, sob o mote “Um dia bem passado”.
O roteiro pode iniciar-se com uma visita guiada ao museu, adega e ainda ao antigo armazém, espaços que vão dar a conhecer a história da propriedade, da família – presente no Bomfim há já cinco gerações – e ainda dos vinhos que são ali produzidos. Segue-se a degustação de vinhos com assinatura da família Symington, com provas de Vinhos do Porto (a partir de 17 euros) e de Doc Douro (22 euros). Estes momentos podem ainda ser complementados com vinhos a copo e petiscos à carta ou ainda um Porto Tónico com amêndoas torradas, com vista para paisagem duriense. Para as visitas que são feitas em família, o centro de enoturismo tem atividades para os mais pequenos, como passatempos e oferta de sumo de uva.
Conhecer e compreender as características únicas do terroir do Vale do Douro (solo, clima, orografia, entre outros aspetos) é também uma possibilidade com os passeios na vinha promovidos na propriedade. Variando entre um passeio de 15 minutos a 90 minutos, mediante o grau de dificuldade, os três trilhos pedonais das vinhas dão ainda a conhecer a Coleção de Castas da família: um projeto de investigação que visa contribuir para a salvaguarda da diversidade genética das castas do Douro, assim como estudar o seu potencial vitícola e enológico. Para viver esta experiência – que tem um custo de cinco euros – a Quinta do Bomfim oferece um mapa, um cantil de água e um chapéu de palha.
Depois da caminhada, nada como voltar a degustar o melhor que a região tem para oferecer. Com um novo menu, os piqueniques da Quinta do Bomfim são “servidos” no terraço, com vista para o rio Douro. Da nova ementa, destacam-se iguarias como sopa fria de tomate coração de boi, carapau de escabeche, empada de galinha ou queijadas de alfazema, entre outros. Para acompanhar os petiscos, o piquenique inclui ainda uma garrafa de Altano Branco por cada duas pessoas e ainda um cálice de Vinho do Porto, Dow’s 10 anos ou LBV. Os piqueniques estão disponíveis por 25 euros por pessoa, sendo necessária a reserva prévia.
No final deste “dia bem passado”, os visitantes da Quinta da Bomfim podem jantar no novo restaurante pop-up da Casa dos Ecos. Inaugurado no mês de julho, o espaço resulta da união da família Symington com o chef Pedro Lemos, com Estrela Michelin, e serve pratos regionais do Douro, com recurso a técnicas tradicionais, incluindo confeção em forno de lenha. Com ingredientes de produção local, da ementa – que estará em constante atualização até novembro – destacam-se pratos como sopa do Lavrador, sardinhas marinadas, arroz de pato ou de polvo no forno a lenha ou ainda tarte de maça, acompanhada de creme de limão. Na carta das bebidas encontram-se os vinhos Douro DOC e Vinhos do Porto do portefólio da família Symington. As reservas podem ser feitas através do site www.casa-dos-ecos.com.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close