Notícias

Desfile de Carros Elétricos Históricos está de regresso à marginal do Porto

Carro "americano" recria viagem de inauguração oficial da primeira linha de transporte público ocorrida há 150 anos. O desfile realiza-se este domingo de tarde.

Um carro “americano”, totalmente restaurado, regressa à circulação no próximo domingo, dia 15 de maio, liderando o já tradicional desfile de Carros Eléctricos Históricos.  O “americano” é uma viatura de transporte público puxado por uma ou mais parelhas de mulas ou cavalos que circulava sobre carris, sendo esta a característica que o tornou verdadeiramente revolucionário nos finais do séc. XIX.
O Desfile, além das 14 viaturas históricas que fazem parte do acervo do Museu do Carro Eléctrico, que irão percorrer a marginal do rio Douro entre o Infante e o Passeio Alegre, será recriado o percurso inicial da viagem de inauguração oficial do carro “americano”, que aconteceu exatamente há 150 anos, a 15 de maio de 1872, ligando a cidade do Porto a Matosinhos e Leça da Palmeira.
Com a recriação da viagem de inauguração oficial da primeira linha de transporte público urbano, pelo sistema “americano” instalada em Portugal, iniciam-se as celebrações dos 150 anos de exploração do transporte coletivo na cidade do Porto e de Matosinhos pela empresa “Companhia Carril Americano do Porto à Foz e Matosinhos”, que mais tarde deu origem à STCP.
Os elétricos históricos partem do Infante pelas 15h30, juntando-se na Alfândega, ao “americano” para um percurso que fará uma paragem no Museu do Carro Eléctrico às 16 horas, para que os participantes assistam à encenação da parte final da viagem inaugural, ocorrida em Matosinhos no ano de 1872. A animação será da responsabilidade do Rancho Folclórico do Porto que irá presentear os convivas com o Canto do Hino de D. Luís e com a Cantiga do americano, além de atores a representar personagens de época.
Pelas 16h30, o Desfile prossegue viagem até ao Passeio Alegre, seguindo o carro “americano” na frente do cortejo composto por 14 carros elétricos históricos.
O Desfile pode ser, novamente, apreciado na viagem de regresso do Passeio Alegre para o Infante, retomando de seguida os carros elétricos históricos o seu posicionamento habitual na exposição permanente do Museu do Carro Eléctrico.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close