Cultura
Porto celebra António Pinho Vargas em dia dedicado ao piano
Celebrado anualmente, o Piano Day regressa ao Porto a 29 de março. Uma homenagem ao compositor António Pinho Vargas (com um concerto e uma conferência) é o destaque desta edição.
16 de março 2025

Comemorado no 88.º dia do ano, por ser este o número de teclas presentes num instrumento padrão, o Piano Day volta à cidade com um programa que celebra o reconhecido e premiado compositor e pianista português.
A 29 de março, vários locais da cidade vão acolher iniciativas que celebram os autores e intérpretes deste instrumento, com destaque para um concerto de homenagem a António Pinho Vargas com a presença do compositor.
Sob o título “Ecos de Pinho Vargas”, o Teatro Helena Sá e Costa será o palco de um concerto que reúne vários intérpretes. Para além de Pinho Vargas, que interpretará o tema “Tom Waits”, haverá ainda um conjunto de temas tocados pela pianista Marta Menezes, com destaque para composições como “Brinquedos”, “Fado Negro” e “Da Alma”, entre outros. O programa musical conta ainda com a apresentação dos alunos do Conservatório de Música do Porto, com foco no repertório do autor homenageado.
Este encontro contará ainda com uma conferência que terá a participação de António Pinho Varga e contará com a moderação de Francisco Barros. Todo o programa tem entrada gratuita, limitada à lotação do espaço.
O concerto de Marta Menezes no âmbito desta comemoração marca ainda o arranque do ciclo “Porto Sounds Secret”, projeto promovido pela Ágora que, neste ano, promove um conjunto de espetáculos totalmente no feminino.
Piano Day no Mercado do Bolhão
Mas o Piano Day não se esgota na homenagem a António Pinho Vargas. Do programa consta ainda um concerto para crianças e famílias, no Mercado do Bolhão.
Na manhã de sábado, 29 de março, às 11h00, a pianista Joana Gama apresenta o seu “Toy Piano” num espetáculo comentado para os mais novos. Para além da música, tocada num piano em miniatura, haverá ainda tempo para histórias curiosas sobre este instrumento. O acesso é livre.
O Bolhão é, de resto, “casa” de um piano que habita o mercado há um ano. Após inaugurar na edição do ano passado, este piano vertical manter-se-á no espaço por mais um ano, convidando o público a fazer parte da celebração da música.
O Piano Day é uma iniciativa anual, que se comemora desde 2015, e conta com concertos especiais, transmissões online, podcasts e playlists dedicadas ao piano.
Foto: DR