Sociedade

Escadas já rolam em Miragaia desde sábado

A zona de Miragaia, no Porto, já tem a funcionar as tão esperadas escadas rolantes que ligam à cota alta do centro da cidade. A inauguração estava, inicialmente, prevista para março, mas com o aparecimento da Covid-19 todo o processo sofreu alterações.
A funcionar desde sábado, 27 de junho, as escadas rolantes em Miragaia, servem a população do Monte dos Judeus das 08h00 às 21h00.
Trata-se passo importante do projeto na empreitada “Percursos Pedonais Ligações Mecanizadas – Miragaia”, anunciada em 2015 pelo presidente da Câmara, Rui Moreira, e lançada em maio do ano passado. Foi concebida em três núcleos: Escadas das Sereias, Escadas do Monte dos Judeus e área adjacente, e zona circundante às Ruas de Cidral de Cima e de Cidral de Baixo.
Esta obra dá corpo às escadas mecanizadas, a novas rampas de acesso e à recuperação de pavimentos e estruturas pré-existentes. No entanto, as existentes Escadas do Monte dos Judeus, que tiveram de ser retiradas para o avanço dos trabalhos, vão continuar a existir e no mesmo local, pois está assegurada a sua reposição, respeitando a reformulação e o redesenho das cotas e dos degraus, deu conta, este ano, a autarquia do Porto.
Representando um investimento municipal de aproximadamente 677,2 mil euros, com obra a cargo da empresa Atlantinível (vencedora do respetivo concurso público), esta empreitada gerida pela empresa municipal GO Porto – Gestão e Obras do Porto enquadra-se na estratégia geral de desenvolvimento de uma rede interligada de percursos pedonais assistidos por meios mecanizados numa das zonas com orografia mais difícil do centro do Porto, refere ainda o município
O objetivo desta obra foi sempre atenuar o trajeto feito a pé entre a cota alta e a cota baixa e ajudar a resolver a falta de ligação entre Miragaia e a Cordoaria, facilitando, nomeadamente, o acesso da população de Miragaia ao Hospital de Santo António e a outros equipamentos existentes na cota alta.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close