Notícias

Braga: Festival Literário acolhe “II Encontro: o Plano Nacional de Leitura no Ensino Superior”

Utopia reúne estudantes de diferentes idades em torno da leitura em Braga.

A missão de apelar à valorização da leitura junto de públicos diversificados continua a guiar a segunda edição do Utopia. O Festival Literário, que decorre até domingo (24 de novembro), em Braga, acolhe, a partir desta quinta-feira, o “II Encontro: o Plano Nacional de Leitura no Ensino Superior”, promovido pelo Plano Nacional de Leitura 2027. Após o lançamento da Rede de Clubes de Leitura no Ensino Superior na primeira edição deste encontro, a iniciativa reúne, agora, elementos dos clubes de leitura em funcionamento e de clubes futuros, assim como estudantes do ensino secundário, num convite à troca de ideias e à partilha de experiências.

Hoje, o campus do dst group recebe o primeiro momento da programação, desafiando os participantes a levar um livro para ler e partilhar impressões sobre o mesmo com os restantes, durante um fim de tarde de convívio. A “festa de leitura” tem início às 16h30 e conta com animação de um DJ. Já na manhã do dia seguinte, a partir das 10h30, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva reúne jovens universitários e alunos do ensino secundário na oficina “Clubes de leitura: experiências em rede”, dedicada ao debate de práticas neste tipo de clubes.

Os trabalhos do “II Encontro: o Plano Nacional de Leitura no Ensino Superior” arrancam, oficialmente, na tarde do dia 22 de novembro, estando a sessão de abertura prevista para as 14h00, no auditório da Biblioteca. Aida Alves, diretora da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Regina Duarte, comissária do PNL, e Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, marcam presença no momento. Segue-se, a partir das 14h30, a mesa de debate “Somos jovens e gostamos de ler”, que conta com as intervenções de Álvaro Curia – professor universitário e bookstagrammer (“Literacidades”) –, André Paiva – estudante do ensino superior –, Mário Rufino – jornalista, escritor e crítico literário – e Sara Reis da Silva – professora universitária.

Às 15h30, é a vez da escritora e roteirista Patrícia Müller – que participou na criação de diversos projetos de sucesso no panorama audiovisual português (como Madre Paula, Rosa Fogo, Inspetor Max e Morangos com Açúcar) –, estar à conversa com os participantes, numa sessão com o tema “O streaming põe-nos a ler”. A cerimónia de encerramento, que marca o fim deste encontro no âmbito do Festival Literário Utopia, está agendada para as 16h30.

A ligação do Utopia ao PNL não é novidade. Na edição passada, o Festival recebeu a conferência do Plano Nacional de Leitura, que contou, pela primeira vez, com um segundo dia de programação fora de Lisboa. Paulo Ferreira, diretor do Festival Utopia, sublinha a relevância de “descentralizar o debate em torno da educação, da cultura e da leitura”, acrescentando: “Quem colhe os frutos da construção do futuro são os jovens. É fundamental envolvê-los neste processo e conhecer os desejos, sentimentos e expectativas das próximas gerações. Neste caso, pretende-se que os alunos do ensino secundário tenham uma palavra a dizer no desenvolvimento das políticas integradas de promoção da leitura de que virão a usufruir no ensino superior”.

A entrada na “festa de leitura”, a 21 de novembro, bem como a participação nas diferentes conferências ao longo da tarde de dia 22, é gratuita e está aberta a todos os interessados, sendo apenas necessário garantir a inscrição através da plataforma Eventbrite. Recorde-se que o Festival Literário Utopia permanece em Braga até domingo, com nomes como Paula Hawkins, Carmen Mola, Jeremy Dauber, Ricardo Araújo Pereira e José Luís Peixoto em destaque na programação dos últimos dias.

Foto: Arquivo

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close