Sociedade
Quase seis mil pessoas já visitaram o “Espaço de Memórias do Mar” em Vila Praia de Âncora
Aberto ao público há menos de três semanas, o “Espaço de Memórias do Mar”, instalado no Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora, já atraiu quase seis mil visitantes, um arranque promissor para este novo núcleo museológico dedicado à identidade marítima do concelho de Caminha.
26 de julho 2025

Em nota de imprensa, a Câmara Municipal de Caminha destaca que o espaço é “simultaneamente uma homenagem às gentes do mar e uma valorização do património cultural e natural marítimo da costa do concelho”. A visita é gratuita e o Núcleo está aberto de terça-feira a sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.
A inauguração do espaço ocorreu a 7 de julho. A recuperação do Forte da Lagarteira, um monumento de origem militar situado junto à praia de Vila Praia de Âncora , devolveu vida a esta estrutura histórica, que agora se assume também como espaço de lazer, cultura e turismo, sem perder de vista a sua vocação original.
O projeto, que ultrapassou o meio milhão de euros de investimento, foi iniciado pela autarquia no final de 2022. O objetivo principal do Projeto de Recuperação e Valorização do Forte da Lagarteira foi tornar o monumento acessível ao público e criar um novo polo de atração para Vila Praia de Âncora e para todo o concelho.
Classificado como Monumento de Interesse Público desde 1967, o Forte integra a memória identitária da paisagem local. No “Espaço de Memórias do Mar”, os visitantes podem conhecer as raízes históricas da póvoa marinheira, explorar a biodiversidade costeira, revisitar o quotidiano dos pescadores e dos guardiões do mar, além de mergulhar num espaço imersivo que convida à descoberta das profundezas oceânicas.
Foto: DR