Notícias
Cidade de Viena anunciada como sede do Festival Eurovisão 2026
Capital austríaca irá acolher a 70.ª edição do evento.
20 de agosto 2025

A UER/EBU (União Europeia de Radiodifusão) anunciou esta manhã que Viena será a sede do Festival Eurovisão de 2026, ano em que o evento assinala a sua 70.ª edição. Estavam em competição duas cidades – Innsbruck e Viena, sendo que a capital austríaca conseguiu reunir a preferência do júri e as condições exigidas pela organização: lotação da arena, capacidade hoteleira, apoio das entidades locais e conectividade internacional de transporte aéreo. As datas também foram anunciadas: duas semifinais a 12 e 14 de maio e a grande final a 16 de maio.
Recorde-se que a Áustria ganhou o direito de sediar o festival Eurovisão 2026 depois de ganhar a edição de 2025 com a canção “Wasted Love” interpretada por JJ.
Esta será a terceira vez que Viena acolhe a Eurovisão. As duas primeiras ocorreram em 1967 após a vitória de Udo Jürgens com “Merci Chérie” e em 2015 depois da vitória de Conchita Wurst com “Rise Like a Phoenix”
Martin Green, diretor do festival, escreveu em nota de imprensa: “A sua reputação como uma das cidades mais musicais do mundo e a sua localização no coração da Europa, tornam Viena a cidade-sede perfeita para o 70º Festival Eurovisão da Canção. O excepcional Stadthalle foi um ótimo local para o 60º Festival Eurovisão da Canção em 2015 e estamos ansiosos para receber delegações, artistas e fãs em maio, quando o maior evento de música ao vivo do mundo celebrar 70 anos gloriosos de “Unidos pela Música”.
A lista de países participantes será anunciada no final deste ano. A representação de Portugal tem sido garantida pela RTP, que ainda não anunciou os moldes do Festival da Canção nacional, que levará à seleção da canção representante em Viena.
Texto: N. Costa
Foto: EBU