Sociedade

Museu do Porto celebra o outono com concertos que cruzam séculos e culturas

O Museu do Porto abre a nova estação com uma programação musical eclética que percorre o património sonoro da Europa e da América. Durante o mês de setembro, os concertos decorrem em espaços icónicos da cidade, ligando tradição e inovação através de repertórios que vão da polifonia sacra ao tango contemporâneo.

Com o início do outono, o Museu do Porto apresenta uma programação musical que atravessa séculos e estilos, convidando o público a descobrir como diferentes épocas e culturas dialogam através da música. Esta série de concertos decorre em espaços emblemáticos da cidade, criando pontes entre o passado e o presente, tal como entre a tradição e a inovação.

Durante o mês de setembro, desde a polifonia sacra portuguesa até ao tango argentino contemporâneo, os concertos oferecem experiências únicas que destacam a riqueza e diversidade do património musical europeu e americano. Os eventos propõem reflexões sobre a memória, a escrita e a improvisação, e celebram momentos históricos com repertórios cuidadosamente selecionados e interpretações inspiradas.

Uma viagem ao verão criativo de Johannes Brahms, que, à beira do Lago de Thun, em 1886, revisita a obra de Haydn e compõe o seu Trio em Dó menor Op. 101. Este concerto propõe uma escuta atenta às afinidades estilísticas entre os dois compositores, colocando lado a lado as suas vozes musicais num diálogo raro e revelador.

Com interpretação de Manuel de Almeida-Ferrer (violino), Hattie McGregor (violoncelo) e Weng Soon Tee (piano), o concerto será enriquecido pela apresentação de uma fotografia albuminada do Porto datada do mesmo ano, numa evocação visual e sonora de uma cidade em transformação.

“Pontes Ibéricas: O Órgão Ibérico e os Diálogos Europeu” – Dia 6 de setembro, às 19h30, no Mosteiro de São Bento da Vitória

Pedro Monteiro explora, neste ciclo, o órgão ibérico dos séculos XVI a XVIII, destacando a sua sonoridade particular e as influências das danças francesas, toccatas italianas, contraponto germânico e cromatismos do Norte da Europa.

O percurso continua na Igreja de São Lourenço (4 de outubro, 18h30), na Igreja de Santa Clara (31 de outubro, 18h30) e culmina na Sé do Porto, em novembro.

“Equinócios e Solstícios: Tardes Musicais do Outono” – Dias 13, 20 e 27 de setembro, às 16 horas, no Museu Romântico

Este ciclo propõe uma viagem sonora pelo repertório português, pelo Romantismo europeu e por composições contemporâneas, incluindo um recital dedicado a Beethoven, evocando a chegada do outono com uma programação variada.

“Porto por Dentro e por Fora” – Dia 14 de setembro, às 11h30, no Pátio do Museu Guerra Junqueiro

O ciclo “Porto por Dentro e por Fora” propõe três concertos que valorizam o património imaterial da cidade e promovem o diálogo entre música e pensamento. Nesta sessão inaugural, o ensemble Art’Ventus Quintet interpreta duas obras encomendadas aos compositores Luís Carvalho e Anne Victorino D’Almeida, que abordam o Porto a partir de diferentes perspetivas, interna e externa.

A música junta-se a conversas com os próprios compositores, criando pontes entre criação artística, identidade e crítica urbana.

“Transvariações – Tango Argentino”: Da Raiz a Piazzolla – Dia 19 de setembro, às 19 horas, no Pátio do Museu Guerra Junqueiro

Um tributo ao tango argentino, desde as suas origens até às composições de Astor Piazzolla, com programação de Francisco Monteiro. O espetáculo reúne bandoneons, piano e dança, revelando as diferentes fases e emoções deste género musical tão emblemático.

“Entre a Música Escrita e a Música de Boca a Orelha” – Dia 20 de setembro, às 18 horas, no Pátio do Museu Guerra Junqueiro

João Valente conduz um concerto que analisa a transição entre a música tradicional transmitida oralmente e a música escrita, destacando os processos de memória, improvisação e interpretação que marcam essas práticas.

” Era de Ouro da Polifonia Portuguesa” – Dia 26 de setembro, às 19 horas, na Casa do Infante

O Ensemble Arte Mínima interpreta obras de compositores como Vicente Lusitano, Manuel Rebelo e Estevão Lopes Morago, oferecendo um panorama da música sacra portuguesa entre os séculos XVI e XVII. Sob direção de Pedro Monteiro, o concerto destaca a riqueza polifónica e a devoção mariana da época.

“Ópera Buffa: O Auto dos Zarolhos” – Dia 27 de setembro, às 18h30, no Terreiro do Museu Romântico

Estreia de uma ópera buffa satírica que celebra os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, com música inédita de António Victorino d’Almeida, libreto e encenação de Mário João Alves e direção artística de Nuno Miguel de Almeida.

Neste espetáculo, o ensemble Moços do Coro combina canto e marionetas da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora, proporcionando uma experiência cultural singular.

Alguns concertos têm entrada livre, sujeita à lotação dos espaços, enquanto outros requerem bilhete pago.

 

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