Notícias
Coliseu Porto estreia nova produção da ópera “La Bohème”
O Coliseu Porto Ageas apresenta uma nova produção da ópera La Bohème, de Giacomo Puccini, uma das mais populares do repertório lírico. A encenação reúne solistas nacionais e internacionais com o Coro e Orquestra da Ópera na Academia e na Cidade, sob direção de José Ferreira Lobo.
2 de outubro 2025

A 10 de outubro, o Coliseu Porto Ageas estreia uma nova produção da ópera “La Bohème”, de Giacomo Puccini, uma das obras mais populares do repertório lírico. Em palco, um talentoso elenco de solistas nacionais e internacionais junta-se ao Coro e Orquestra da Ópera na Academia e na Cidade para contar e cantar esta ópera da juventude, aqui com direção musical do Maestro José Ferreira Lobo.
Baseada no romance Scènes de la vie de bohème (Cenas da Vida Boémia) de Henri Murger, estreou-se em 1896 no Teatro Regio de Turim, com libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa. A história leva os espectadores até às memórias da juventude: passa-se no Quartier Latin, em Paris, onde um grupo de jovens artistas tenta sobreviver entre os sonhos, a boémia e as dificuldades da vida.
No centro da narrativa está a história de amor intensa e comovente entre o poeta Rodolfo e a frágil costureira Mimì, marcada por uma paixão arrebatadora, feita de poesia, sacrifício e ternura, mas também de distância e inevitabilidade.
Uma celebração da juventude, da amizade, do amor e da arte, que é igualmente um retrato cru da precariedade e da perda. Mais de um século após a sua estreia, “La Bohème” continua a emocionar públicos em todo o mundo com árias como “Che gelida manina”, “Mi chiamano Mimì” e “Donde lieta uscì”.
“Estes boémios são jovens que, já após o primeiro ato, sentimos como amigos; queremos-lhes bem. Talvez seja por isso que com ‘La Bohème’ se chora mais do que em outras óperas, sem vergonha, porque está tão próxima: não há bons nem maus, não há heróis nem vítimas, não há condenações nem vinganças, somos nós com estes ‘amigos’”, descreve Alfonso DeFilippis, que encena esta nova produção, uma encomenda do Coliseu à Ópera na Academia e na Cidade.
“La Bohème” sobe ao palco e desce ao fosso de orquestra na sexta-feira, 10 de outubro, às 21h00. Os bilhetes custam entre 15€ e 45€ e estão disponíveis no Coliseu Porto Ageas, Ticketline e locais habituais. Descontos: 20% para estudantes, maiores de 65 anos e famílias (+3 elementos), Amigos do Coliseu e portadores do Cartão Porto.