Educação
Águeda atinge número recorde de Escolas galardoadas com Bandeira Verde Eco-Escolas
Foram premiadas 19 eco-escolas, dois eco-agrupamentos e dois projetos desenvolvidos pelas escolas do concelho
25 de outubro 2025

O Município de Águeda volta a destacar-se no panorama nacional do programa Eco-Escolas, com 19 escolas do concelho a receberem o Galardão Bandeira Verde, referente ao ano letivo 2024/2025 – o número mais elevado de sempre alcançado pelo Município. A cerimónia decorreu hoje, no Pavilhão Multiusos de Paredes.
Este é um resultado que surge na sequência de um trabalho que o Município tem vindo a desenvolver ao longo dos anos com as escolas, que se tem vindo a traduzir num investimento em recursos humanos, bem como na dinamização de iniciativas, na disponibilização de materiais e no apoio financeiro.
A par das eco-escolas, Águeda conta ainda com dois Eco-Agrupamentos reconhecidos pela ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação: o Agrupamento de Escolas de Águeda e o Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga, pelo trabalho articulado e de continuidade em prol da sustentabilidade e da educação ambiental, num resultado que ganha particular destaque perante o desafio que o Município lança à comunidade para que todos sejam “Embaixadores Verdes”, no âmbito do European Green Leaf 2026 – Cidade Verde.
“Este é um resultado que muito nos orgulha enquanto comunidade,” sublinha Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que, mais do que um símbolo, a bandeira verde “representa o compromisso das nossas escolas com a sustentabilidade e com a formação de cidadãos conscientes e ativos na defesa do ambiente”.
Este trabalho conjunto entre escolas, professores, alunos, parceiros e o Município “mostra que Águeda está verdadeiramente empenhada em construir um território mais verde e responsável”.
O Galardão Bandeira Verde é atribuído anualmente pela ABAAE e distingue as escolas que demonstram um compromisso efetivo com a educação ambiental, cidadania e sustentabilidade, através da implementação de boas práticas e projetos participativos.
Além da distinção Eco-Escolas, foram ainda premiadas escolas do concelho pelos projetos e trabalho desenvolvido, a saber: “O Mar Começa Aqui”, desenvolvido pela Escola Básica de Valongo do Vouga e pelo Jardim de Infância de Castanheira do Vouga; e “Geração Verdão”, promovido pela Escola Básica Artur Nunes Vidal.
“Estes resultados refletem o trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo destes anos, uma aposta estratégica com toda a comunidade educativa de Águeda, incluindo alunos, professores, auxiliares e encarregados de educação, num contributo de todos para um futuro mais sustentável e ambientalmente responsável”, declarou ainda Edson Santos, congratulando todas as escolas galardoadas.
Escolas premiadas
– Escola Secundária de Adolfo Portela
– Patronato de Nossa Senhora das Dores
– EB de Valongo do Vouga
– EBI/S Marques Castilho
– Jardim de Infância de Castanheira do Vouga
– EB da Trofa
– Escola Professor Artur Nunes Vidal (Fermentelos)
– Jardim de Infância da Giesteira
– EB Assequins
– EB Aguada de Cima
– EB Fernando Caldeira
– EB/JI da Borralha
– EB António Graça (Barrô)
– EB1/JI de Águeda
– EB1 de Macinhata do Vouga
– EB/JI de Recardães
– EB1 de Travassô
– Instituto Duarte de Lemos
– Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda
2 Eco-Agrupamentos:
– Agrupamento de Escolas de Águeda
– Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga
Projetos:
– “O Mar Começa Aqui” (EB Valongo do Vouga, Jardim Infância de Castanheira do Vouga)
– “Geração Verdão” (EB Artur Nunes Vidal)
Foto: DR



