Educação

Jornadas de Educação reúnem mais de 300 participantes em Santa Maria da Feira

São já mais de 300 os inscritos nas Jornadas de Educação de Santa Maria da Feira, que regressam a 14 e 15 de novembro. O encontro – repartido pela Biblioteca Municipal e pela Escola Secundária – coloca em debate os desafios atuais da Escola e privilegia a participação dos alunos na construção de modelos mais inclusivos e democráticos.

A cerca de duas semanas das Jornadas de Educação de Santa Maria da Feira, são mais de 300 os inscritos neste encontro, na sua maioria professores, educadores e psicólogos. Os grandes desafios da Escola e da Educação voltam a estar em debate, dias 14 e 15 de novembro, na Biblioteca Municipal e Escola Secundária de Santa Maria da Feira, numa edição que prioriza a participação ativa dos alunos no processo de construção de uma Escola mais inclusiva e democrática, mais humana e transformadora.

 Com mais de 33 anos de experiência no ensino público, Luís Mocho, doutorando em Administração e Política Educacional, abre o primeiro painel das Jornadas – “A Escola constrói-se com todos” – na manhã de 14 de novembro, no auditório da Biblioteca Municipal. Reconhecido pelo seu compromisso profundo com a transformação educativa, e alinhado com os princípios da Escola da Ponte e com a visão pedagógica do seu fundador, Luís Mocho vem a Santa Maria da Feira apresentar e debater o tema “Educar para a participação – Uma escola com os alunos e não apenas para os alunos”.

Na mesma linha, segue-se a intervenção do pedagogo, professor e formador Américo Peças, que traz às Jornadas de Educação o tema “Quando a Escola escuta, a Comunidade transforma-se – A escuta ativa dentro da escola influencia práticas cívicas fora dela”. Especialista em Estudos e Pedagogia da Infância, membro do Movimento da Escola Moderna Portuguesa desde a sua fundação e cofundador de duas associações para a promoção e proteção dos direitos da criança, Américo Peças atua ainda como assessor para assuntos de Educação e Ação Social no Chapitô e é consultor pedagógico de várias instituições de educação para a infância.

Num debate em formato aberto, o segundo painel das Jornadas traz à discussão o tema “Que escola queremos?”, com a participação de Coralie Delhaye, investigadora em Ciências de Educação na Université Libre de Bruxelles. O trabalho de investigação que desenvolve centra-se na argumentação e no diálogo em sala de aula como alavancas para a autonomia e pensamento crítico dos alunos, com especial atenção à forma como o conhecimento é co-construído, valorizando identidades sociais diversas e visões culturais do mundo.

 No sábado, 15 de novembro, os trabalhos das Jornadas prosseguem no auditório da Escola Secundária de Santa Maria da Feira, com uma “Reflexão sobre práticas educativas e diferenciação pedagógica com o envolvimento dos alunos”, dinamizada pela equipa da FapFeira.

Para além dos três painéis temáticos desta edição, conduzidos especialistas e pedagogos de referência, o programa reserva a tarde de sexta-feira para dois workshops de participação livre e lotação limitada, por ordem de chegada: “Aprendizagem baseada na Natureza – Estratégias para Professores” e “Da Voz aos Alunos – Estratégias para uma pedagogia participativa”.

Abertas a toda a comunidade educativa – professores, educadores, técnicos, alunos, famílias e decisores – as Jornadas de Educação promovem práticas educativas mais inclusivas, eficazes e centradas no bem-estar de todos os intervenientes.

Os interessados em participar ainda podem inscrever-se através de formulário online, disponível aqui. Para mais informações, devem contactar o Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, através da Unidade de Intervenção Socioeducativa. O programa das Jornadas está disponível aqui.

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