Notícias
Feira distingue atletas, clubes e árbitros a 17 de dezembro
São títulos nacionais absolutos e conquistas internacionais de relevo. A Feira volta a reconhecer os resultados de atletas, clubes e árbitros do concelho. A cerimónia realiza-se em dezembro. Até 30 de novembro, podem ser comunicados resultados que cumpram os critérios da distinção.
4 de novembro 2026

Nas três edições anteriores, a Câmara de Santa Maria da Feira atribuiu 278 diplomas de mérito desportivo. A próxima Cerimónia de Congratulação do Mérito Desportivo está marcada para 17 de dezembro, às 18h00, no auditório da Biblioteca Municipal, e será dedicada às conquistas de 2026.
A distinção abrange atletas naturais do concelho, residentes ou que representem associações locais, com títulos de campeões nacionais absolutos nas respetivas modalidades ou conquistas internacionais de relevo. Os critérios aplicam-se também a equipas e árbitros. Os homenageados receberão diplomas de mérito desportivo e troféus.
Segundo a autarquia, a lista de atletas a distinguir já inclui os nomes abrangidos pelos votos de congratulação desportiva aprovados nas reuniões de câmara. A Divisão de Desporto vai contactar todas as associações desportivas do concelho para identificar eventuais omissões.
Os atletas e clubes que cumpram os requisitos podem também comunicar os seus resultados através de um formulário disponível na Internet, que deve ser submetido até 30 de novembro.
Em 2025, foram distinguidos 91 desportistas de 22 modalidades e categorias, mais 31 do que no ano anterior. A primeira edição, realizada em 2023, homenageou 127 desportistas pelos resultados alcançados entre 2020 e 2022.
Os pedidos de esclarecimento podem ser dirigidos à Divisão de Desporto, através do endereço aqui.
.



