GaleriaNotícias

Câmara Municipal de Gondomar formalizou 1.270.mil euros de apoios anuais

A Câmara Municipal de Gondomar formalizou, ontem, os apoios anuais para todo o movimento associativo concelhio. Este ano, no total, a verba é de 1.270.mil euros, havendo um relevante incremento em relação aos valores do ano transato. Depois da aprovação, em reunião do Executivo camarário, os apoios anuais da Câmara de Gondomar ao movimento associativo local foram formalizados em cerimónia realizada no Auditório Municipal de Gondomar.
O associativismo cultural e recreativo receberá, da Câmara, 324.446 euros. Para a área social foram destinados 174.186 euros e, para a área desportiva, as verbas a transferir serão de 668.380 euros. Globalmente são apoiadas 180 instituições totalizando 217 protocolos.

Na cerimónia ontem realizada foram ainda assinados os protocolos com a Federação das Associações de Pais do Concelho de Gondomar (no valor total de 24.000 euros, para apoiar as mais de cem Associações de Pais do concelho) e com a Federação das Coletividades do Concelho de Gondomar (no valor total de 18.000). Ainda no âmbito desta cerimónia foi formalizado um Contrato-Programa de Desenvolvimento Sócio-Cultural com o Rancho Folclórico de Gens, no valor 60.125 euros (destinados a apoio para a edificação da Sede Social desta associação).
Fernando Paulo, Vereador dos Pelouros de Educação, Cultura e Ação Social, destacou o facto de ser “com honra e gosto que a Câmara de Gondomar formaliza e concretiza estes protocolos há já 20 anos”. Destacando a “grande dedicação do movimento associativo local”, Fernando Paulo disse que “as coletividades são parcialmente responsáveis por termos um território mais coeso e humanizado”. Este ano, acrescentou ainda o Vereador da Câmara, os apoios também abrangem obras e aquisição de viaturas.
Até 15 de outubro serão pagos os apoios iguais ou inferiores a 500 euros e metade dos que ultrapassem tal verba. Os restantes 50% serão pagos até 31 de dezembro.
Os apoios destinam-se ao apoio regular das atividades das associações (folclore, bandas de música, orfeões, grupos de dança, grupos de teatro, escolas de música) e à prática desportiva federada e não federada. Além disso há, também, relevantes apoios para a área social, nomeadamente para valências de creche, jardim de infância, atividades de tempos livres, lar de idosos, centros de dia, centros de convívio e várias valências de apoio às pessoas com deficiência e apoio domiciliário. Organização de eventos, realização de obras e aquisição de equipamentos ou viaturas também mereceram apoios por parte da Câmara Municipal de Gondomar.
A salientar que a Câmara de Gondomar, para além destes protocolos, também assume as inscrições dos clubes e dos atletas na associação da modalidade (num investimento que ronda os 60.000 euros por ano), cede transportes e, ocasionalmente, recursos humanos. São ainda concedidas, a mais de uma centena de associações, e a título gratuito, horas de utilização dos equipamentos desportivos e culturais.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver também

Close
Close