GaleriaNotíciasVideos

Coliseu do Porto encheu para ouvir os Santamaria

Foi a estreia da banda portuense no Coliseu do Porto. Os Santamaria estão a assinalar 15 anos de existência e escolheram o Coliseu da invicta para a gravação de um CD e DVD ao vivo. Este espectáculo foi preparado ao pormenor e envolveu dezenas de profissionais que se dedicaram à produção de um espectáculo que ficará na memória de todos.
“Foram 15 anos recheados de grande experiência, crescimento, muitas alegrias, esforço e algumas críticas duras, por vezes, pouco construtivas, que nos marcaram muito”. Este é o desabafo de Filipa Lemos, a voz principal dos Santamaria.

Recuando a 1998, recorda que o sucesso inicial foi “imprevisível e exigiu de todos nós “muito esforço de adaptação, de obstáculo e de críticas, algumas delas violentas”.

“Ouvir Santamaria! Oh valha-me Deus!” é uma das muitas frases que a vocalista da banda, licenciada em Psicologia Clínica, diz nunca esquecer. Mas, ao fim destes anos, “tudo valeu a pena, e até as críticas mais negativas só contribuíram para o crescimento da banda, pois éramos todos muito novos”.

Com meio milhão de discos vendidos, 30 discos de platina, e mais de mil espectáculos ao vivo a banda, não esconde um dos momentos altos da carreira quando receberam o «Globo de Ouro», como melhor grupo português, num ano em que estavam nomeadas bandas como os Xutos & Pontapés e os The Gift.

“Fizemos deste projecto o nosso sonho”

“O facto de estarmos nomeados, para nós, já era uma vitória, mas sentimos que nos olhavam com alguma indiferença e esqueceram-se que a vontade das pessoas tem que ser respeitada e foram os votos das pessoas que nos deram o prémio”. E justifica: “grande parte dos nossos espectáculos são feitos fora das grandes cidades e, só por isso, o público é vasto e é importante perguntar a estas pessoas o que gostam de ouvir, pois Portugal não são só as grandes cidades”.

Filipa Lemos entende que, 15 anos depois, a banda tem sofrido ligeiras alterações. “Os nossos grandes objectivos foram atingidos” e, por isso,“ gostava que um dia nos recordassem como uma banda inovadora arrojada e fizemos deste projecto o nosso sonho”.

Tags
Show More

Related Articles

5 Comments

  1. Fui dos primeiros a chegar. Tanto que eu saltei, lol, Vi esta banda crescer. Tenho pena que em portugal ainda se coloquem rotulos nao so na musica mas em TUDO.. Pensem: O Coliseu estava cheio, entendem? E mais nao digo. Adorei recordar o que vivi neste video. Parabéns!

  2. De alguém que lá esteve e é espectador habitual de concertos ao vivo de nomes nacionais e internacionais seja em Portugal ou no estrangeiro digo sem qualquer pudor e orgulho que Santamaria ao vivo no Coliseu do Porto foi simplesmente fabuloso; brutal… Para os supostos “iluminados” que se acham os catedráticos da música em português e tanto criticam o que de melhor se faz no nosso país, deve ser dito: vejam, ouçam e aprendam.
    PARABÉNS SANTAMARIA

  3. Vi estes dois irmãos crescerem. orgulho- me do que vi no coliseu. Adorei esta reportagem. mas que voz tem o senhor que gravou o vídeo. Parabéns AIR. Parabéns pelo primeiro ano de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close