EntrevistasNotíciasVideos

Simone de Oliveira participa no Festival, mas não para ganhar (Com Video)

A cantora e actriz actua na segunda semifinal do Festival da Canção, agendada para o próximo dia 5 de Março, quinta-feira. Simone de Oliveira, que venceu o Festival em 1965 e 1969 com «Sol de Inverno» e «Desfolhada Portuguesa», respectivamente, volta este ano ao palco do concurso e não como apresentadora.
Nesta entrevista exclusiva a artista fala da sua forte ligação ao Porto, do concurso, do desafio que é participar 50 anos depois, das grandes alterações do Festival, a importância da orquestra e adianta ainda pormenores do vestido que irá usar feito pelo estilista do Porto Nuno Velez .
“Eu não quero representar Portugal na Áustria” (risos). “Vou ao Festival cantar uma canção que escreveram para mim e da qual eu gosto muito”. Mais do que tudo quero “divertir-me muito”. Mas como nestas coisas nunca se sabe quem será o grande vencedor “se eu ganhar irei representar o meu país porque os portugueses quiseram mas por mim dou o lugar a quem ficar em segundo lugar, se o merecer uma vez que esta é a fase da serenidade”.

Recorde-se que nos dias 3 e 5 de março terão lugar as semifinais do Festival da Canção (FC2015), tendo lugar a grande final no dia do aniversário da RTP, a 7 de março. Esta será uma edição composta por três espetáculos de música, cor e muitas surpresas, a transmitir pela RTP1 e RTP Internacional.
Para o FC2015, a RTP convidou 12 compositores nacionais que irão colocar em competição 12 canções originais. Compositores dos mais consagrados, como Miguel Gameiro, Augusto Madureira, Renato Jr. ou Sebastião Antunes, aos mais jovens e promissões Héber Marques, Churky ou Gonçalo Tavares. Da lista de compositores destaque para Sara Tavares que, em 1994 ganhou o festival com “Chamar a música” e que, desta vez, surge como compositora.

Da lista de intérpretes, dois regressos: o de Simone de Oliveira e de Adelaide Ferreira, 30 anos depois de ter vencido o festival com “Penso em ti (eu sei)”. Para além destes dois grandes nomes do panorama nacional, alguns novos talentos como Rita Seidi, Leonor Andrade, Filipa Batista, Diana Piedade e Filipe Gonçalves, todos estes saídos de programas de caça talentos das televisões nacionais. José Freitas, 3.º lugar no programa Factor X, vem ao festival com uma música do jovem Churky. Duas gerações de talento nacional. O nome de Kika chegou a ser anunciado, mas tudo não passaram de rumores.

As novidades foram anunciadas pela RTP, em conferência de imprensa, onde marcaram presença os apresentadores do certame: Joana Teles e Jorge Gabriel (1.ª semifinal), Sílvia Alberto e José Carlos Malato (2.ª semifinal) e Catarina Furtado e Julio Isidro (final).

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close