Breves

Viana do Castelo: “Circum-navegando … do local ao global” no Museu de Artes Decorativas até 25 de julho

Está patente no Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo, até dia 25 de julho, a exposição “Circum- -navegando …do local ao global – Ligar mundos através do Oceano”.  A Direção Regional da Cultura do Norte, promovida em colaboração com os municípios de Viana do Castelo, Caminha, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia, Espinho, Ponte da Barca e Sabrosa, coordena uma exposição polinucleada com o intuito de se associar ao ciclo evocativo/ comemorativo e reforçar a duradoura relevância da Volta ao Mundo de Fernão de Magalhães.
No contexto deste evento comemorativo, o Município de Viana do Castelo apresenta o tema “Circum-navegando …do local ao global – Ligar mundos através do Oceano. – Modelos de arquitetura e urbanismo em circulação”.
Nesta mostra estão patentes diversas obras de arte pertencentes ao acervo do Museu de Artes Decorativas e do acervo do Arquivo Municipal de Viana do Castelo que demonstram o desenvolvimento arquitetónico e urbanístico de Viana a partir da sua fundação e da sua incomensurável ligação à expansão marítima que promoveu o aparecimento de uma riqueza inigualável associada ao património edificado e ao desenvolvimento urbanístico que se foi estendendo por toda a malha urbana desde do século XV ao século XVIII.
Recorde-se que entre 2019 e 2022 comemoram-se os 500 anos da realização da primeira viagem de circum-navegação do globo terrestre iniciada por Fernão de Magalhães e terminada por Sebastián Elcano.
A viagem que partiu do porto de Sanlúcar de Barrameda a 20 de setembro de 1519 teve consequências importantes no seu tempo e impactos que só a longa duração viria a evidenciar. O seu papel simbólico é reconhecido hoje pelas comunidades e poderes políticos, não só da Península Ibérica, mas de todos os pontos do globo que tocou e por onde passou, tendo adquirido um sentido global.
A expedição é vista como fulcral para o encontro de civilizações e culturas a uma escala mundial. “Circum-navegando… do local ao global” centra-se nos contributos e nas incidências locais desse evento a partir do perfil e dos contributos de álbuns municípios portugueses envolvidos em dinâmicas de globalização por via marítima, procurando evidenciar as intercessões recíprocas entre o local e o global.

Foto: DR

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close