Notícias

Viana do Castelo aposta na sustentabilidade energética

Um investimento de 1,8 milhões de euros

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai apostar na sustentabilidade energética através de um investimnto superior a 1,8 milhões de euros na instalação de 5.787 luminárias com lâmpadas LED a norte e sul do rio Lima. A empreitada “Promoção da Sustentabilidade Energética – Viana do Castelo – Intervenções em infraestruturas públicas da administração local: Sistemas de iluminação pública”, que conta com financiamento do NORTE 2020, implica um investimento de 1,272 milhões de euros para o Lote 1 – Norte do Rio Lima e de 533 mil euros para o Lote 2 – Sul do Rio Lima.
A operação prevê a implementação de um conjunto de medidas integradas de promoção da eficiência energética e de racionalização dos consumos nos sistemas de iluminação pública do concelho de Viana do Castelo, nomeadamente através da instalação de sistemas e tecnologias mais eficientes.
A área abrangida inclui o centro histórico da cidade, ruas diversas, jardins, espaços públicos, estradas e acessos e Zonas Industriais. De acordo com a memória descritiva do projeto, dentro das áreas que serão intervencionadas a rede atual de iluminação é composta por luminárias obsoletas ou em más condições de funcionamento, do tipo viário ou decorativo, com tecnologia vapor de sódio e de potências entre os 70W e os 250W.
Com a instalação das novas luminárias com tecnologia LED, é intenção do Município de Viana do Castelo contribuir para melhorar o desempenho energético – ambiental dos sistemas de iluminação pública e sistemas de iluminação decorativa; apoiar a transição para sistemas energéticos mais eficientes, seja pela melhor seleção de equipamentos, seja pela criação de boas práticas e de mecanismos de boa gestão, manutenção e monitorização das instalações;  e ainda reduzir o consumo energético municipal, com as subsequentes repercussões ao nível da redução, quer da fatura energética municipal, quer das emissões de Gases com Efeitos de Estufa – GEE (com particular enfoque para o CO2).
Relativamente ao consumo de energia primária na iluminação pública após intervenção, foi definida uma meta de 3.819.308,90 kWh/ano para 2020, uma vez que com a implementação desta operação será possível obter uma poupança energética na ordem dos 57,9%.
Num cenário pós intervenção, a sustentabilidade da candidatura será garantida pelo facto do investimento acarretar uma poupança anual superior a 294 mil euros. Acresce ainda o facto das luminárias LED a instalar serem mais eficientes, mais duradouras e carecerem menos de manutenção preventiva do que aquelas atualmente existentes.
Sendo o Município de Viana do Castelo signatário do “Pacto de Autarcas”, a implementação da operação “Promoção da Sustentabilidade Energética – Viana do Castelo – Intervenções em infraestruturas públicas da administração local: Sistemas de iluminação pública” irá contribuir para o cumprimento da meta de redução das emissões de CO2 no respetivo território em, pelo menos, 20% até 2020, assumida aquando do ato de adesão àquela iniciativa europeia.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ 33 = 41

Close