Sociedade

Barcelos promove “7 Prazeres da Gastronomia”

O primeiro fim de semana gastronómico acontece já de 16 a 18 de fevereiro com a “Lampreia do rio Cávado”, no qual vão participar 17 unidades de restauração.

Os “Sete Prazeres da Gastronomia” estão de volta a Barcelos, numa iniciativa para promover a cozinha tradicional barcelense e que irá decorrer ao longo de todo o ano. 
Há quem diga que é uma irresistível tentação, alguns até lhe chamam “pecado da gula”; seja como for, a verdade é que, ano após ano, este evento, através das propostas gastronómicas das dezenas de restaurantes aderentes, agrada aos barcelenses, atrai fluxos turísticos, e dinamiza a economia do concelho.
Isso mesmo foi salientado na apresentação do evento pela vereadora do pelouro do Turismo, Elisa Braga. A autarca explicou que as ementas dos pratos que vão à mesa nos diversos fins de semana gastronómicos são identitários do território e contribuem para o sucesso do setor turístico em Barcelos. “No ano passado batemos recordes de adesão a este projeto, contando com 70 restaurantes, um número que traduz o sucesso desta iniciativa”. Elisa Braga aproveitou a oportunidade para sublinhar que quem visita o concelho associa cada vez mais Barcelos à trilogia: gastronomia, artesanato, Caminho de Santiago.
“7 Prazeres da Gastronomia de Barcelos”
O programa “7 Prazeres da Gastronomia de Barcelos”, promovido pelo Município, envolve os setores da restauração, da hotelaria, e dos produtos vinícolas, tendo associado um conjunto de atividades paralelas que vão desde a animação de rua ao artesanato, passando pelas caminhadas ambientais, rotas temáticas e percursos pedestres.
A iniciativa, que constitui uma ótima forma de promoção da cozinha tradicional barcelense, decorre ao longo de todo o ano, arrancando já, de 16 a 18 de fevereiro, com o fim de semana da “lampreia do rio Cávado”, no qual vão participar 17 unidades de restauração. De 8 a 17 de março, segue-se a Semana Gastronómica do Galo, dos Rojões e das Papas de Sarrabulho. Em maio, de 18 a 20 de maio, segue-se o Fim de Semana do Bacalhau, e de 19 a 21 de julho o Fim de Semana dos Petiscos,
Na época do outono, mais concretamente de 11 a 13 de outubro, há o “Concurso do Galo Assado”, ficando o Fim de Semana do Pica no Chão agendado para 15 a 17 de novembro. Finalmente, os “7 Prazeres da Gastronomia” encerram com o concurso de pastelaria, Barcelos Doce “Tentações de Natal”, no dia 7 de dezembro.
Foto: DR
Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close