Notícias

Teatro Municipal do Porto ganha reconhecimento internacional

O Teatro Municipal do Porto vai levar a criação coreográfica portuguesa a dois dos mais relevantes festivais internacionais de dança, nas edições do próximo ano: o DañsFabrik, em Brest, e a Biennale de la Danse de Lyon.

As relações com estas instituições estreitaram-se com o Festival DDD – Dias da Dança, iniciado em 2016 e promovido pelo Teatro Municipal do Porto / Câmara do Porto, numa coorganização com as câmaras de Gaia e Matosinhos, no âmbito da Frente Atlântica.

O DañsFabrik, iniciado pelo Le Quartz, posteriormente partilhado com inúmeros parceiros locais e composto por um coletivo de diretores, tem vindo a destacar o que de melhor se faz no panorama da dança contemporânea internacional, propondo a cada festival um foco sobre um país específico.

Depois do Brasil, Grécia e Chile, Portugal é o país selecionado para a edição que decorrerá de 12 a 17 de março de 2018, a partir do olhar do diretor do Teatro Municipal do Porto, Tiago Guedes, curador convidado a quem cabe a seleção dos espetáculos nacionais.

A programação inclui projetos de dança em palco, bem como performances, propostas para espaço público e uma exposição.

Outro motivo que vem confirmar a efervescência da criação coreográfica portuguesa e o papel ativo do Teatro Municipal do Porto no apoio à difusão e reconhecimento dos artistas na cena internacional é a participação na 18.ª Biennale de la Danse de Lyon.

A mais antiga e das mais relevantes bienais de dança a nível mundial, desenvolvida em alternância com a bienal de arte contemporânea, criou recentemente uma rede de quatro parceiros que o TMP integra. Entre os projetos em desenvolvimento, serão propostos dois criadores nacionais: um artista emergente a apresentar-se na plataforma profissional e outro a integrar a bienal.

Os artistas selecionados serão revelados em breve.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close