Notícias

Jardim Basílio Teles acolhe Feira da Proteção Civil e “Escolhas com Futuro”

Abertura: quinta-feira, 12 de abril, às 10h30

 

O Jardim Basílio Teles, no centro de Matosinhos, vai acolher simultaneamente, pela primeira vez, as feiras da proteção civil e da oferta formativa do concelho, “Escolhas com Futuro”, reunindo, assim, duas iniciativas municipais vocacionadas para a sensibilização dos mais novos e da população em geral. Os dois certames abrem as portas na quinta-feira, 12 de abril, pelas 10h30, com a presença da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.

Já na sua décima edição, a Feira da Proteção Civil de Matosinhos decorrerá até 15 de abril e incluirá diversas ações de sensibilização promovidas pela Proteção Civil e pela Polícia Municipal, workshops, palestras e rastreios de saúde. A feira contará ainda com exercícios práticos de utilização de equipamento de proteção individual dos bombeiros, operações STOP, ações de divulgação em matéria de prevenção rodoviária e interação com o Grupo Operacional Cinotécnico da Força Destacada da Unidade Especial de Polícia do Comando Metropolitano do Porto.

O evento contará com a participação da Autoridade Marítima, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, das corporações de bombeiros voluntários de Matosinhos, do Exército Português, da Guarda Nacional Republicana, da Polícia de Segurança Pública, da Polícia Municipal de Matosinhos, do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, da Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo de Matosinhos, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Matosinhos (CMIA), da Refinaria de Matosinhos, da Seganosa, do Sistema de Salvamento Balnear e do Serviço Municipal de Proteção Civil.

“Esta iniciativa assume um papel fundamental ao colocar a comunidade escolar e a população em geral em contacto com as várias instituições que desempenham um papel importante na proteção e segurança dos cidadãos. Por outro lado, assume também uma função pedagógica, ajudando a perceber o que fazer numa altura de perigo”, salienta a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.

A Feira da Oferta Formativa “Escolhas com Futuro” decorrerá nos dias 12 e 13 de abril, dando a conhecer os projetos educativos e formativos das escolas e instituições do concelho, com particular destaque para a divulgação das ofertas formativas de dupla certificação.

O programa da feira incluirá vários workshops temáticos, nomeadamente de orientação vocacional, bem como “speed datings” com técnicos e profissionais de várias áreas, da ciência e tecnologia ao desporto, passando pela saúde, hotelaria e turismo, justiça, segurança, ciências sociais, humanas e económicas e artes. Este contacto pretende ajudar os jovens e os seus encarregados de educação a esclarecerem dúvidas concretas relativamente à oferta formativa e às respetivas saídas profissionais.

O evento incluirá ainda vários momentos de animação artística a cargo das escolas do concelho, permitindo a interação da cidade com os seus estabelecimentos de ensino, a consolidação do conceito de Escolicidade e a afirmação de Matosinhos enquanto Cidade Educadora.

Foto: Francisco Teixeira/CMM

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close