Cultura

Patrícia Melo Moreira vence Prémio Estação Imagem 2018

Ocorreu no passado sábado, dia 21 de abril, pela primeira vez, em Coimbra na Antiga Igreja do Convento de São Francisco, a entrega dos prémios da 9ª edição “Estação Imagem 2018”. A fotojornalista Patrícia Melo Moreira, com a história “Verão negro”, ganhou o Prémio “Estação Imagem 2018”.

Na categoria de desporto, o prémio foi atribuído ao fotojornalista António Pedro Santos com a história “À prova de água”.
O prémio da categoria de “Notícias” foi para o fotojornalista Rui Duarte Silva com o título “Um país em luto”.

O fotojornalista Bruno Miguel Silva Pereira Fonseca venceu o prémio da categoria “Noroeste peninsular” com a história “O salto”.

Na categoria de “Arte e espetáculos” o prémio foi concedido ao fotojornalista Gonçalo Delgado com a história “A semana santa de Braga”.

Na categoria “Série de retratos”, foi atribuída uma menção honrosa ao fotojornalista Mário Lopes Pereira com a história “Mai novo” e foi concedido o prémio ao fotojornalista Leonel de Castro com a história “Chaga”.

Foi atribuída uma menção honrosa na categoria de “Assuntos contemporâneos” ao fotojornalista José Ferreira com a história “Foras da lei”. O prémio desta categoria foi concedido ao fotojornalista Luís Manuel Preto Martins com a história “Maciço antigo”.

O prémio da categoria “Vida quotidiana” foi atribuído ao fotojornalista Rui Oliveira com “O bairro esquecido”. O fotojornalista Rui Oliveira também ganhou uma menção honrosa nesta mesma categoria com a história” O renascer de Isabel Batata Doce”.

Na categoria de “Ambiente” foi concedido o prémio para a fotojornalista Mariline Alves com
” Incêndios florestais em Portugal”.

Na categoria “Fotografia do ano”, foram atribuídas duas menções honrosas. As menções honrosas foram atribuídas ao fotojornalista Nuno André Ferreira com “Incêndios” e ao fotojornalista Filipe Amorim que participou com a história “Bons amigos”. O prémio desta categoria foi concedido ao fotojornalista Gabriel Tizón com “O frío dos refuxiados”.

O “Prémio Europa” foi atribuído ao fotojornalista Rui Duarte Silva com a história “Geração X”.

O Presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, considerou que “já está mais do que dito que uma imagem vale mais que mil palavras” e a existência de iniciativas como esta são a prova disso. O Diretor da Estação Imagem, Luís Vasconcelos, “agradeceu o apoio da cidade de Coimbra para acolher o Prémio Estação Imagem”.

Texto: Ana Silva I CAPhoto Formação

Fotos:Ana Jesus Ribeiro e Francisco Miguel Dordio I CAPhoto Formação

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close