Cultura

Feira do Livro do Porto ultrapassou os 300 000 visitantes

Um número recorde de visitantes, aumentos das vendas, lotação esgotada em quase todos os eventos e uma satisfação global por parte da estrutura organizativa, dos expositores, dos participantes e do público é o balanço geral da edição deste ano da Feira do Livro do Porto.
O evento decorreu entre os dias 7 e 23 de setembro nos Jardins do Palácio de Cristal e deixou evidente o sucesso da escolha – tanto do local como da data – para fixar a sua realização desde que a Câmara do Porto assumiu a organização direta.
Consolidados esses dois fatores, o certame é já, mais do que uma feira do livro, um autêntico festival literário. Nesse sentido, reforçou a apresentação de uma programação exigente e repetiu a aposta na dupla de programadores Anabela Mota Ribeiro e José Eduardo Agualusa com a coordenação de Guilherme Blanc, adjunto do presidente da Câmara para a Cultura.
Além da homenagem à personalidade escolhida para esta edição – o cantautor José Mário Branco – os 17 dias da Feira do Livro do Porto ofereceram inúmeras oportunidades culturais e de animação, desde conversas com autores consagrados até subidas em balão de ar quente, passando por concertos de jazz e workshops infantis, bem como por debates (oito), sessões de spoken word (4), exposições (3), um ciclo de cinema (5 filmes), um curso breve de literatura (10 lições), sessões especiais (10) e dois novos projetos (Escritor em Residência e Cabine de Escalas).
A par da já habitual visita do Presidente da República, o certame recebeu um total superior a quatro dezenas de convidados, entre os quais José Mário Branco, Mário de Carvalho, Leila Slimani, Daniel Cohn-Bendit, Mia Couto, Bernardo Carvalho, José Riço Direitinho, António Mega Ferreira, Luísa Costa Gomes e Francisco José Viegas.
Os resultados, que foram desde logo visíveis na permanente presença de público na Avenida das Tílias e no Auditório, incluem a passagem dos 300 mil visitantes pela Feira (285 mil em 2017 e 250 mil em 2016), o que se traduziu também no aumento das vendas de livros que, em média, foi de 60%. Houve ainda casos de expositores com crescimentos da ordem dos 70% e mesmo de 80%. A título de exemplo, o pavilhão da Câmara do Porto registou a venda de mais de 500 publicações municipais.
Ao mesmo tempo, também os eventos programados registaram grande afluência de público, destacando-se o milhar de pessoas que frequentaram as Lições e as quase 35 mil que assistiram também aos vários debates. Já o programa educativo teve a participação de 2 981 pessoas.
A Feira do Livro do Porto, desde 2014 fixada nos Jardins do Palácio de Cristal e organizada pelo Município, tem uma dimensão estabilizada de 130 pavilhões, de modo a manter o equilíbrio ambiental e o respeito pelos jardins românticos do Palácio de Cristal. As atividades de programa decorrem no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, na Galeria Municipal do Porto e na Capela de Carlos Alberto, bem como nos diferentes recantos ao ar livre que fazem da envolvente um local único na cidade e com vistas incomparáveis sobre o Rio Douro e as suas margens.
A Avenida das Tílias, centro nevrálgico da Feira, vai somando as homenagens anuais e apresenta já cinco tílias e respetivas placas que evocam o nome a quem foram atribuídas. À inauguração deste registo, logo em 2014 com a homenagem a Vasco Graça Moura, seguiram-se Agustina Bessa-Luís, Mário Cláudio, Sophia de Mello Breyner Andresen e José Mário Branco, sendo objetivo evocar e “perpetuar” a referência a importantes nomes da Cultura ligados à cidade do Porto.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close