Economia

Cerveja vadia nasceu há 8 anos

A história da Vadia nasce em 2006, quando Nuno Marques, Victor Silva e Nicolas Billard, atraídos pela possibilidade de novas experiências, criatividade e empreendedorismo, se iniciam na produção de cerveja artesanal em Vale de Cambra. Na altura, sempre que era dia de produção, os três atrasavam-se para os compromissos com os amigos, o que lhes valeu a alcunha de vadios, nome que acabou por ser dado à cerveja.
Depois dos primeiros anos de muita luta para legalizar a produção, foi conseguida a licença em 2011 e o início de comercialização em 2012. Nasceu assim, oficialmente, a Vadia, que em conjunto com a Praxis e Sovina forma o núcleo das primeiras cervejas artesanais em Portugal.
2012 fica também assinalado com a primeira medalha para uma cerveja artesanal portuguesa num concurso internacional, o Brussels Beer Challenge (medalha de prata pela Vadia de Trigo). A isto seguiram-se mais de 20 prémios em concursos internacionais de cerveja, em países como Bélgica, França, Inglaterra, Alemanha e também Portugal. Em 2014, a cerveja Vadia Ruiva integrou a lista do Grande Prémio de Marketing e Inovação “Produto do Ano”.
Em 2015 é inaugurado o Vadia Brewpub, o maior do seu género em Portugal – com 1000 metros quadrados, 8 metros de pé direito, bar, restaurante, sala de conferências, sala de espetáculos ao vivo e uma fábrica de cerveja artesanal. Ao longo destes três anos o Vadia Brewpub já recebeu milhares de pessoas, centenas de espectáculos ao vivo, jogos, stand-up comedy e, naturalmente, foram consumidos dezenas de milhares de litros de cerveja.
Sempre na senda da inovação e criação de novos produtos, em 2017 é lançada a Sidra Vadia, que foi também premiada em Londres, no World Cider Awards, tendo sido considerada a melhor sidra portuguesa. Já em 2018, a Sour de Ginja envelhecida em barrica é também distinguida com medalha de ouro no Prémio Frankfurt.
A fechar o ano em beleza, o primeiro festival de Portuguese Sour & Grape, C’Azedu, organizado em parceria com a Lobacx, juntou colegas e amigos cervejeiros num evento que celebra e dá a conhecer a cerveja Sour, e que contou ainda com música ao vivo e muitas novidades no ambiente único do Vadia Brewpub.
Oito anos volvidos desde a criação da Vadia, contam-se em Portugal mais de 130 marcas e 50 produtores de cerveja artesanal. O caminho traçado pela Vadia é indissociável deste movimento, que é muito mais do que um produto. É um conceito, um estilo de vida, um movimento de inconformados que procuram autenticidade, novidade e proximidade, numa revolução que vai mudar para sempre o mercado da cerveja em Portugal.
Este ano, celebram-se 8 anos desde que foi registada a marca e a empresa, mas a magia da cerveja é que todos os dias parecem um novo começo, com dificuldades a ultrapassar, lições a aprender e novas cervejas a criar.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close