Notícias

Chefe do Estado-Maior da Armada em Viana do Castelo para conhecer Centro de Mar e centros náuticos

O Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante António Mendes Calado, visitou hoje o navio-hospital Gil Eannes, tendo ficado a conhecer o projeto Centro de Mar e visitado ainda os quatro centros náuticos de . O almirante foi recebido pelo Presidente da Fundação Gil Eannes, que é também Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, que apresentou ao Chefe do Estado-Maior da Armada o projeto Centro de Mar e o projeto educativo Náutica nas Escolas.
O autarca explicou que a Náutica nas Escolas destina-se aos jovens do 2º e 3º ciclo, chegando atualmente a 2.226 estudantes. O projeto agrega as vontades dos agrupamentos escolares, dos clubes náuticos do concelho e da Câmara Municipal, implementando aulas de surf, canoagem, remo e vela enquanto atividades letivas curriculares nas disciplinas de Educação Física, desenvolvidos nos centros náuticos de remo, canoagem e vela e no Centro de Alto Rendimento de Surf.
De sublinhar que este projeto tem colhido diversos prémios e menções, designadamente o “Melhor Município para Viver”, Categoria Economia em 2013; o Prémio Desportivo 2014 “Personalidade do Ano” da Gala de Desporto e, em 2015, o Prémio Athletice Mare 2015 dos Prémios Excellens Mare da PwC e o Prémio de Boas Práticas “Maia Cidade Europeia do Desporto”.
Na visita, que contou com a presença de Lomba da Costa, do Conselho de Administração da Fundação Gil Eannes, e da Revista da Marinha, o Chefe do Estado-Maior da Armada deixou elogios ao trabalho desenvolvido pelo município de Viana do Castelo. O almirante Mendes Calado considerou que o investimento da autarquia no mar, através do projeto Centro de Mar, do investimento nos centros náuticos e no projeto educativo Náutica nas Escolas, deve ser apresentado em todo o país, especialmente nas localidades ribeirinhas, para que possa ser tido como exemplo.
Localizado na ré do Navio Hospital Gil Eannes, o Centro de Mar abriu portas a 16 de novembro de 2014, Dia Nacional do Mar. Tem-se afirmado como um espaço privilegiado para apresentação de diversos projetos associados à atividade marítima do concelho de Viana do Castelo, sendo constituído por um auditório, uma sala de exposições (Ernâni Lopes) e por um Centro de Documentação Marítima. O espaço assume-se, assim, como uma plataforma de divulgação do conhecimento e cultura marítima de Viana do Castelo.

Fotos: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close