Desporto

Duarte Domingues venceu o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe

Duarte Domingues (Escola Ciclismo Bruno Neves/Vise) e Maria Jesus Barros (Team Orense Women) foram os vencedores do Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada – Arrecadações da Quintã.

Promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, integrado no programa das Festas em honra de Nossa Senhora de Antime / Festas do Concelho, contou com a presença de cerca de meia centena de atletas que desafiaram o calor e lutaram arduamente pela melhor classificação.

A prova foi bastante atacada e teve, ao longo dos 85,2 quilómetros, vários líderes, mas Duarte Domingues mostrou-se o mais forte na última volta, atacando na subida final, ultrapassando Gonçalo Amaral (União Ciclismo da Trofa), e seguindo isolado até à meta.

Na segunda posição ficou Gonçalo Amaral, a 17s do vencedor, conseguindo em Fafe o seu primeiro pódio da época. Guilherme Mesquita (Academia Efapel de Ciclismo) e André Ribeiro (C.C.Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor) bateram-se até à reta da meta pelo terceiro lugar do pódio, que sorriu ao jovem ciclista da Efapel.

Maria Barros, que se prepara para os Campeonatos Nacionais de Fundo em Espanha, foi a participante em Elites femininas e completou as duas voltas ao percurso, subindo ao primeiro lugar do pódio.

Por equipas, a Escola de Ciclismo Bruno Neves/Vise alcançou o primeiro lugar, seguido pela Academia Efapel de Ciclismo e pelo C.C. Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor.

Duarte Domingues (Escola de Ciclismo Bruno Neves/Vise) era no final da corrida um atleta bastante satisfeito. O ciclista de Leiria começou por afirmar que “o calor dificultou muito o percurso, que já era difícil só por si. Pensava que o percurso era diferente do ano passado, tinha outra coisa em mente… foi muito duro, mas correu bem”

“A gestão das quatro voltas ao percurso revelou-se mais complicada. Desde o início da corrida que tinha uma ideia onde deveria tentar fazer a minha corrida e, por acaso, correu tudo bem” referiu Duarte Domingues. “A minha equipa ajudou-me muito a gerir a prova, a fechar as fugas que, ao longo da prova, se iam formando. No final, na última subida, a mais difícil, conseguir ir sozinho e chegar isolado”.

Paula Ramos Nogueira, Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Fafe, marcou presença no Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe e destacou a luta até à reta da meta e coragem dos atletas que marcaram presença na prova.

A autarca fafense salientou que “este prémio realiza-se em plenas festas do Concelho de Fafe e faz parte do programa. É um elemento do programa que é incontornável. O facto de serem jovens a participarem é muito importante para nós, gostamos muito de os ter por cá, e para eles, pois vão contactar com um território que tem a sua história no ciclismo. E quem sabe, num futuro próximo, possam regressar para ser intervenientes numa prova com outra dimensão, com um nível nacional e internacional”.

Paula Ramos Nogueira referiu ainda que “este Prémio é ainda o aperitivo para o que vem aí. Este ano, mais uma vez, vamos receber a final de uma etapa da Volta a Portugal e a festa do ciclismo” e adiantou que “o ciclismo é uma modalidade de eleição em Fafe. Temos, não só histórico e património ligado ao ciclismo e à prática da modalidade, mas também porque temos na população muitos aficionados do ciclismo e praticantes da modalidade”.

Afirmando que “a ACM é nossa parceira, já é uma relação, podemos dizer, histórica e tem sido muito positiva”, Paula Ramos Nogueira garantiu que “vale a pena dar continuidade a este trabalho… ainda mais porque falamos de jovens e eles vivem intensamente tudo isto. São uns lutadores”.

O  Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma – Soluções de Publicidade, POPP Design, Navega Rías Baixas, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, UDAR Quinchães, SEG 3 – Mediação de Seguros, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Infraestruturas de Portugal e revista Ciclismo a Fundo.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close