Economia

Empreitada de requalificação do Teatro Municipal Sá de Miranda termina esta semana

Termina esta semana a empreitada de requalificação do Teatro Municipal Sá de Miranda, num investimento de 150 mil euros da Câmara Municipal de Viana do Castelo. No Dia Mundial do Teatro, assinalado a 27 de março, está prestes a terminar a obra que incluiu, no exterior, o tratamento e pintura de todas as fachadas, incluindo caixa de palco; o tratamento e pintura de toda a caixilharia pelo exterior e interior; a substituição de caleiro interior orientado a norte, na cobertura; bem como obras de conservação no interior do segundo piso.
No interior do equipamento cultural, as obras incluíram o tratamento, reparação e pintura de tetos e paredes nos corredores adjacentes às frisas no 2º piso e ainda o tratamento e envernizamento do pavimento de soalho nos corredores adjacentes às frisas no 2º piso.
Recorde-se que o Teatro Municipal Sá de Miranda foi inaugurado no dia 29 de abril de 1885. A sua construção deveu-se ao esforço de um grupo de personalidades vianenses que constituiu, em 1879, a Companhia Fomentadora Vianense, com o objetivo de construir um edifício civilizador.
É um teatro à italiana, projetado por José Geraldo da Silva Sardinha com a plateia em forma de ferradura e três ordens de camarotes. O Pano de Boca foi desenhado por Luigi Manini e pintado por Hercole Labertini, cenógrafos do Teatro S. Carlos, e o teto, uma imagem do céu em trompe l´oeil, com retratos de dramaturgos, foi pintado por João Baptista do Rio.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close