Num ano em que toda a gente ouve falar de Conan Osíris, estivemos num dos concertos ao vivo do artista que tem sido o foco de manchetes, sobretudo desde que ganhou o Festival da Canção RTP no passado mês de março. Cerca de 200 fãs encheram o pequeno Salão Brazil, em Coimbra, ansiosos por verem e ouvirem um ato de puro entretenimento.
Pouco passava das 10 horas da noite e eis que as luzes se apagam e, como que vindo do além, ouve-se apenas a voz do artista no tema “Acapella”. Logo depois, eis que salta para o palco acompanhado pelo seu inseparável amigo e bailarino João Reis Moreira. Com “Borrego”, o público é de imediato impelido para a dança e para acompanhar o artista nas canções, como se de um grande coro se tratasse.
A performance de Conan Osíris transcende o ambiente do pop contemporâneo ao criar e recriar um espetáculo visual que aprofunda de forma espetacular as suas canções. Cantor e bailarino, como se fossem um só, conseguem ter o controlo de toda a audiência, ajudados por uma criação de Alves Gonçalves que pode ser apelidada como extravagante ou original. O reportório da noite viajou entre os números exageradamente coreografados e dançáveis até às baladas mais emotivas, sem nunca perder o “momentum”. Pudemos confirmar que a descrição feita ao artista, pela organização do evento, se encaixa na perfeição: “Artista caseiro elevado, primeiro, a fenómeno viral e, depois, a anti-herói nacional, Conan Osíris cruza hip-hop com eletrónica, alimenta-se de músicas africanas, árabes e ciganas, para fazer algo só seu em português”.
O grande momento da noite foi, mesmo, a interpretação de “Telemóveis”, a canção com a qual ganhou o Festival da Canção e irá representar a RTP na primeira semifinal do Festival Eurovisão agendada para o próximo dia 14 de maio. Gravámos esse momento especialmente para os nossos leitores, como pode (re)ver AQUI. Durante mais de 1 hora e 15 canções, ouviu-se sobretudo temas dos seus três álbuns – “Silk” de 2014, “Música normal” de 2016 e “Adoro bolos” lançado em 2017.
Ainda antes de viajar para Telavive, o que deverá acontecer no final desta semana, Conan Osíris apresenta-se no Stereogun, em Leiria, no dia 30 de abril, num ‘warm up’ no âmbito da promoção para o Festival Super Bock Super Rock.
Alinhamento:
- Acapella
- Borrego
- 100 paciência
- Cartomância
- Barcos
- Coruja
- Titanique
- Missingnu
- Nasce nas açucenas
- Ein Engel
- Nada nada nada nada
- Adoro bolos
- Celulitite
- Telemóveis
- Amália