Cultura

Dia Internacional dos Museus traz festa aos treze núcleos museológicos da rede MuMa

Programa decorre nos dias 17 e 18 de maio e inclui a celebração da Noite Europeia dos Museus

A 42ª edição do Dia Internacional dos Museus e a 15ª edição da Noite Europeia dos Museus vai ser comemorada em Matosinhos com uma programação que abrange os treze núcleos da rede MuMa (Museus de Matosinhos) e que se prolongará pelos dias 17 e 18 de maio. Vocacionadas para diferentes públicos, as atividades previstas incluem visitas especiais e temáticas, exposições, teatro, poesia,
Sob o tema “Os Museus como Centros Culturais: o futuro da tradição”, fixado pelo ICOM – Conselho Internacional dos Museus para a celebração do 42º Dia Internacional dos Museus, as portas das instituições que preservam o património e a identidade de Matosinhos vão estar de portas abertas, participando na reflexão proposta e dando a conhecer alguns dos seus tesouros.
O Dia Internacional dos Museus foi, recorde-se, criado em 1977 pelo ICOM, com o objetivo de promover a reflexão sobre o papel dos museus no desenvolvimento das comunidades. A Noite Europeia dos Museus começou por ser, em 2005, uma iniciativa do Ministério da Cultura de França, mas está hoje disseminada por toda a Europa, convidando a população a usufruir de uma experiência cultural diferente, durante o período noturno.
A dupla celebração volta, assim, a inspirar os museus de Matosinhos a revelar a sua faceta mais festiva e interativa, reinventando-se e definindo estratégias inovadoras para atrair novos públicos, sem esquecer a missão de colecionar, conservar, comunicar, investigar e expor.

Programação dos museus da MuMa – Rede de Museus de Matosinhos

MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO

18 MAIO

10h-12h30 | CRIANÇA TRAZ ADULTO “Equilibrar uma balança” | atividades para famílias a partir 6 anos

15h | VISITA ORIENTADA à exposição “Casa de Recordações”, por César Príncipe, coleccionador

22h | Salve a língua de Camões | LEITURA ENCENADA de “Lei de Gerson”, com a presença do autor Fábio Brandi Torres

23h00: o museu escuro como breu, VISITA À LUZ DAS LANTERNAS

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close