Sociedade

Carrazeda de Ansiães vai realizar primeiro Encontro Intermunicipal de “Cantadores de Janeiras”

Serão dezenas os eventos que percorrerão todos os municípios da CIMDOURO, ao longo de 2023. A presença dos vinhos do Douro será uma constante, com o objetivo que esta região surja envolvida nesta celebração extra, como Cidade Europeia do vinho. Os 19 municípios estão a mostrar a força da região, uniformizando a imagem e comunicação e desenvolvendo uma APP com agenda de eventos calendarizados de janeiro a dezembro. Outra das iniciativas será a presença no Aeroporto Francisco Sá Carneiro para atrair Turistas para a região e, ainda, a participação em certames internacionais, junto do Parlamento Europeu e das comunidades portuguesas.

O I Encontro Intermunicipal de “Cantadores de Janeiras”, acontece no dia 29 de janeiro (domingo), a partir das 14h30, no Largo da feira, em Carrazeda de Ansiães.
Este evento será o primeiro do Douro, Cidade Europeia do Vinho 2023, que cumprirá a “bonita e secular tradição”, estando confirmadas as presenças de grupos de cantadores de Janeiras dos 19 Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Douro.  Neste certame cada grupo cantará uma música, animada por instrumentos musicais típicos do folclore Português. A CIMDOURO vai ter um Stand à disposição do público para degustação dos vinhos do Douro.  A animação está garantida, neste encontro das gentes do Douro que está aberto à participação de todos.
Abrir o Douro ao mundo é ademais outro propósito desta candidatura, desta forma a CIMDOURO irá participar, esta semana, na FITUR, Feira de Turismo Internacional, no Pavilhão de Congressos em Madrid.
A região do Douro, durante décadas a fio, centrou-se apenas e só na produção de vinho. Hoje o Douro, território de paisagens carismáticas com alma e atitude, com o seu aprazível rio navegável, tem a ambição legítima de trazer o mundo ao Douro. E será esta descoberta do Douro, esta vivência do Douro “in situ”, que gerará mais-valias ao que produzimos, ao que aqui criamos, ao nosso vinho, à nossa vinha, à nossa gente.
Esta é uma oportunidade única para promover o enoturismo, a cultura e o património” e evidenciar “o vinho como elemento estratégico e essência da atividade económica”.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close