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Colégio de Lamas apresenta Modelo Organização Educativa e Carta Ética

O Colégio de Lamas, que conta já com 50 anos de história, apresentou publicamente o seu novo Modelo Organização Educativa e a sua Carta Ética.
“Educação para o futuro, inovação pedagógica, ética e humanismo constituem os imperativos fundamentais do projeto educativo do Colégio de Lamas, uma escola onde se aprende a aprender, onde se vive com alegria e onde se trabalha com responsabilidade e exigência, num ambiente pautado pelo respeito, pela liberdade, pela bondade e pela solidariedade”, afirmou Joana Vieira, Diretora do Colégio de Lamas.
No Modelo de Organização Educativa, o aluno é o protagonista do seu processo de aprendizagem, mobilizando conhecimentos, experiências e competências. Tem um papel ativo na concretização da sua aprendizagem e no seu desenvolvimento integral – cognitivo, emocional e ético.
As equipas de professores estão organizadas numa lógica de ciclo, valorizando-se o trabalho colaborativo e em rede, sendo responsáveis pelo planeamento, concretização e avaliação dos projetos e pela articulação transversal dos currículos.
As metodologias de trabalho estão focadas no desenvolvimento de competências e de aprendizagens significativas, fomentando o trabalho colaborativo, o trabalho por projetos, as inteligências múltiplas e a aprendizagem pela descoberta.
Em relação à avaliação, esta tem uma dimensão formativa e formadora, valorizando competências, conhecimentos e atitudes, envolvendo o aluno em processos de autorregulação e coavaliação.
Os alunos têm à sua disposição inúmeros recursos, privilegiando-se os digitais que se integram na aula e no trabalho de projeto, facilitando assim o desenvolvimento das capacidades de autonomia, o espírito crítico e a resolução de problemas e potenciando o aluno como criador do seu conhecimento.
“O saber e o saber fazer são indissociáveis de aprender a ser. Cada aluno, partindo da sua interioridade, descobre e aprofunda o seu lugar no mundo, como sujeito comprometido e compassivo, na construção ativa do seu projeto de vida”, sublinha Joana Vieira.
Para formar alunos fluentes em língua inglesa, para pensar, ouvir, ler e interagir com o mundo global, o Colégio de Lamas tem o “Cambridge English” em todos os níveis de ensino, a certificação oficial internacional e a chancela oficial de “Cambridge Educational Partner”.
Para redefinir as aprendizagens, estão a ser exploradas novas abordagens do conhecimento e experiências criativas. Os alunos têm um iPad “one to one” no 1.º ciclo e ensino secundário, tecnologias Microsoft nos 2.º e 3.º ciclos. Sublinhe-se que que o Colégio de Lamas tem a única professora em Portugal com a distinção de “ADE – Apple Distinguished Educator”.
A Carta Ética do Colégio de Lamas agora publicamente apresentada, foi aprovada em julho último, no ano em que o Colégio comemora o seu 50º aniversário.
“Este documento explicita os valores e os padrões de conduta que identificam e distinguem o Colégio de Lamas como uma escola onde se cultiva a excelência. Uma escola com valor e com valores, humanista, aprendente, moderna e inovadora”, sublinha Joana Vieira.
A Carta Ética do Colégio de Lamas expressa o compromisso de carácter ético-deontológico dos Docentes, incluindo titulares de órgãos de direção e gestão, do Pessoal não Docente e dos Alunos, dizendo respeito a todas as atividades desenvolvidas no contexto escolar.
Desta forma, “a Carta Ética do Colégio de Lamas constitui-se como plataforma privilegiada de diálogo com as famílias, com os parceiros institucionais e com a comunidade externa em geral, numa linha de respeito por princípios de atuação comuns em prol da educação e formação das nossas crianças e jovens”, concluiu a Diretora do Colégio de Lamas.

 

 

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