Sociedade

Braga: Transportes Urbanos com redução de Tarifários para 2023

Os TUB – Transportes Urbanos de Braga propuseram ao Município uma redução dos tarifários, a vigorar já no próximo ano. Nesse sentido, com o objetivo de manter os atuais utilizadores e, essencialmente, “captar cada vez mais pessoas para a utilização do transporte coletivo”, os TUB vão proceder à redução do tarifário do passe normal de 1 coroa de 18 euros para 14 euros e o de 2 coroas de 30 euros para 28 euros.
Esta redução tarifária do passe normal repercutir-se-á proporcionalmente, e de acordo com a percentagem de desconto, em todos os restantes passes mensais. Dessa forma o passe de reformado, Cartão Sénior CMB, funcionários do universo municipal e funcionários das juntas de freguesia de 1 coroa, que atualmente tem um valor mensal de 4,60 euros terá um valor de 3,50 euros enquanto o passe de 2 coroas, passará de 8,40 euros para 7euros em 2023.
O passe de estudante do ensino profissional e portadores do cartão de jovem munícipe de 1 coroa desce de 13,5euros para 10,50euros, e o passe de 2 coroas irá baixar dos 22,50euros para 21euros. Para os estudantes do Ensino Superior, para além do proporcional desconto, os TUB propõem um desconto adicional, ou seja, alargar esse desconto de 25% para 50%, pelo que o valor dos passes de 1 e 2 coroas, atualmente com valor mensal de 13,50 euros e 22,50 euros, respetivamente, terão, em 2023, o valor mensal de 7euros e 14euros.
Já o passe de acompanhante de deficiente de 1 coroa, que atualmente tem um custo mensal de 9euros passará para 7euros, enquanto que o de duas passará de 15 euros para 14euros.
A proposta de tarifário e a estimativa da receita da venda de títulos de transporte para o ano de 2023 foi apresentada esta Terça-feira, 25 de outubro, e foi projetada tendo em conta o crescimento de passageiros transportados entre 2013 e 2019 (+21%), a renovação da frota para autocarros sem emissões, à qual se vão juntar 30 autocarros elétricos aos 38 já em serviço, a recuperação de passageiros transportados no ano de 2022, assim como a necessidade de acelerar o combate às alterações climáticas e a preocupação com o aumento da taxa de inflação e o aumento das taxas de juros dos empréstimos, que vão acentuar a crise das famílias.

Redução tarifária com foco na captação de novos públicos

Os Transportes Urbanos de Braga propõem, ainda, para o ano de 2023, equiparar os trabalhadores da Braval e da CIM do Cávado a trabalhadores do Universo Municipal, para efeito de aquisição de títulos de transporte. Nesse sentido, o passe de 1 coroa terá para estes trabalhadores o valor mensal de 3,50 euros, enquanto o passe de 2 coroas terá o valor mensal de 7 euros.
De modo a fomentar a mobilidade sustentável, os TUB propõem a atribuição do passe escolar gratuito para estudantes até ao 12.º ano, do ensino não profissional, público ou privado, residentes em Braga e que estudem em outros Concelhos.
Durante a apresentação destas medidas, Teotónio Santos, administrador dos TUB, referiu que o aumento da oferta, que será implementado com a chegada das novas viaturas e associado a todas as outras medidas já adotadas, como a melhoria do zonamento e do tarifário, o lançamento de implementação de novas linhas, a melhoria de frequências, uma melhor promoção e comunicação, o aumento dos canais de distribuição de títulos de transporte e a melhoria progressiva da frota, “dão corpo a um sistema de mobilidade cada vez mais atrativo, robusto e que responde às necessidades dos cidadãos”.
“Estas medidas de redução tarifária transversal a todos os portadores de passe, associadas a uma medida cirúrgica mais acentuada no que toca aos alunos do ensino superior, será, certamente, não só um importante apoio às famílias, tendo em conta o período de incerteza em que vivemos, mas será essencialmente mais um gatilho para a promoção de uma mobilidade mais sustentável no Concelho de Braga”, considerou Teotónio dos Santos, adiantando que estas medidas terão um impacto financeiro na empresa na ordem dos 500 mil euros.
A redução tarifária proposta, e que deverá vigorar a partir de um de janeiro de 2023, será complementada com uma melhoria da oferta, na medida em que serão acrescentados ao atual serviço público de transporte cerca de 400 mil km anuais.
Esta proposta de tarifário será analisada e votada na próxima reunião do Executivo Municipal e Olga Pereira, presidente do Conselho de Administração dos TUB e vereadora da Mobilidade, lembrou que estas medidas são a demonstração de que os TUB estão absolutamente integrados num ecossistema favorável à mobilidade urbana. “Este é mais um passo no enorme trabalho que os TUB têm vindo a desenvolver ao longo destes nove anos com inúmeras medidas em benefício dos cidadãos. É mais um esforço da empresa municipal que certamente será reconhecido pelo público e que se traduzirá num aumento de passageiros”, considerou.
Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Braga, destacou o “carácter estratégico” destas medidas, numa empresa que tem sabido “assumir a responsabilidade social, reduzir os encargos para as camadas mais desfavorecidas da população e, ao mesmo tempo, criar condições de utilização do transporte público para novos utilizadores”. Ricardo Rio considerou que se trata de “um momento disruptivo e transformador da realidade do Concelho”, adiantando a intenção de garantir a gratuitidade para os estudantes do Ensino Superior em 2024.
“Por uma questão de gestão dos recursos, este ano avançamos com a redução de 50% para os estudantes universitários e para 2024 temos a intenção de ter os passes gratuitos para este segmento especial da população”, garantiu o Autarca Bracarense, destacando que esta proposta de tarifário para 2023 “apresenta uma redução substancial que vai para lá do estímulo que os próprios programas nacionais permitem”.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

1 + 3 =

Close