Notícias

Município de Gaia promove uso de sacos de pão reutilizáveis

Projeto arranca hoje em todas freguesias do concelho

Consciente de que é responsabilidade de todos fazermos com que os gestos diários sejam cada vez mais sustentáveis, diminuindo a pegada ecológica de cada um, o Município de Gaia lançou uma campanha que pretende reduzir o uso de sacos de utilização única, de plástico ou de papel, no simples ato de comprar pão. «Saquinho de pão com mais tradição» é a frase que ilustra os sacos de pão 100% ecológico, de pano, que começam a ser distribuídos por todas as 15 freguesias/uniões de freguesia do concelho.
Um simples gesto que pode ter um grande impacto ambiental num concelho com a dimensão de Vila Nova de Gaia. Se cada um de nós for à padaria duzentas vezes por ano e usar um saco de pano, ao fim de 365 são menos duzentos sacos a poluir o planeta… Se multiplicarmos isto, por exemplo, por 150 mil pessoas que comprem pão duzentas vezes em 12 meses, serão menos 30 milhões de sacos de papel ou de plástico por ano!
A Câmara Municipal de Gaia, pretende, assim, contribuir para uma diminuição significativa da utilização de sacos de uso único, muitas vezes não recicláveis, mudando os hábitos dos gaienses nas idas diárias à padaria, o que poderá ainda desencadear outras rotinas mais amigas do ambiente. Neste contexto, esta campanha de sensibilização inclui a distribuição inicial de cerca de 20 mil sacos reutilizáveis a padarias – com a ajuda fundamental de cada uma das juntas/uniões de freguesia –, para que os ofereçam aos seus clientes. O objetivo é que, posteriormente, sejam as próprias padarias a adquirir estes sacos de pão e a distribui-los, contribuindo elas próprias para a adoção de hábitos e comportamentos de consciência ambiental.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

55 − = 50

Close