Gastronomia

Castelo do Neiva acolhe Mostra Gastronómica do Polvo a 20 e 21 de abril

A freguesia de Castelo de Neiva acolhe, no próximo fim-de-semana, dias 20 e 21 de abril, a Mostra Gastronómica do Polvo. A iniciativa pretende promover e homenagear um dos ícones gastronómicos da freguesia.

No próximo fim-de-semana, dias 20 e 21 de abril, Castelo do Neiva é palco da Mostra Gastronómica do Polvo, uma iniciativa que pretende promover e homenagear um dos ícones gastronómicos da freguesia, contribuindo para a dinamização cultural e turística do concelho.

O evento acontece no largo junto à Rua dos Pescadores, entre as 11h00 e as 22h00 no sábado e das 11h00 às 20h00 no domingo, e vai incluir mostra gastronómica do polvo com a presença de restaurantes locais e animação musical.

Assim, no sábado, 20 de abril, pelas 15h00, o programa musical arranca com Filipe Gachineiro. Pelas 18h30, no sábado e no domingo, será o artista Sérgio Carvalhosa a garantir a música do evento. Domingo, 21 de abril, pelas 15h00, o evento contará com atuação do grupo musical Trigalada.

A freguesia de Castelo do Neiva é terra de rio e de mar e conta com uma forte comunidade piscatória. O trabalho das gentes do mar é, ainda hoje, muito relevante para a economia local e para a divulgação da sua gastronomia muito ligada aos produtos endógenos. A comunidade piscatória expressiva contribui de forma decisiva para a gastronomia local, que tem por base os peixes frescos, o marisco, o polvo e os ouriços do mar.

Castelo do Neiva é terra com história e tradição, com uma costa das mais ricas do país em iodo e com uma gastronomia de excelência, sendo a mesma virada para os peixes e mariscos, da costa, mas sem esquecer a carne resultante da agricultura tradicional.

A freguesia é banhada pelo rio Neiva a sul e pelo Oceano Atlântico a poente, com as freguesias de Chafé a norte e a de São Romão de Neiva a nascente, tendo uma população que ronda os três mil habitantes.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

96 − = 88

Close