Notícias

Morreu Fernando Matias Marques, o pescador mais velho das Caxinas

 Fernando Matias Marques contava 102 anos de vida e era uma figura emblemática e muito querida daquela comunidade piscatória.

Fernando Matias Marques mais conhecido como Fernando da Rebina era uma lenda viva da pesca em Portugal. Chegou a ser responsável pela lota das Caxinas, mesmo sendo analfabeto.  Corajoso e um homem cheio de histórias da pesca do bacalhau que contou 102 anos. Deixou o barco da vida, este domingo, e a comunidade piscatória de Caxinas (Vila do Conde) perdeu o último bacalhoeiro. Contava aventuras piscatórias, que aconteceram ao longo de trinta anos, na Terra Nova e na Gronelândia.  Viveu a greve de 1937.
“Caxinas perde um monumento, que andava pelas ruas, mesmo depois dos cem anos, relembrando que seremos sempre praia de pescadores, lugar de antigos Bacalhoeiros. Viveu muito o tio Fernando, e só posso agradecer-lhe tudo o que nos deu, e continuará a dar. Agora que, aos 102 anos, arriou o bote para a sua última viagem, resta-nos acenar em adeus, e esperar que faça boa pescaria, na companhia de outros caxineiros que já não estão entre nós” lê-se na pãgina de facebook, da Associação Bind’Ó Peixe .
A despedida será esta terça feira, às 15 horas, sob as medidas de protecção que todos conhecem.

Andreia Gonçalves

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close