Economia

Bosch aposta em nova equipa de desenvolvimento de software para Smart Homes em Ovar

A Bosch está a apostar fortemente na expansão das suas atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) em Ovar. A empresa ganhou recentemente um novo projeto de desenvolvimento de software para a casa inteligente. A equipa deverá chegar aos 16 colaboradores em 2021, sendo uma parte deles vocacionada para o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis.
Esta nova equipa vai desenvolver software para a expansão do ecossistema da Bosch Smart Home. Este ecossistema é constituído por sensores, atuadores e controladores que operam de forma integrada para proporcionar um ambiente residencial mais seguro e confortável na casa inteligente. O software é a espinha dorsal do sistema e interliga sensores, controladores e atuadores aos sistemas inteligentes que operam a partir da Bosch Home Cloud.
A equipa vai também desenvolver o software embebido necessário para ligar novas câmaras, sensores de incêndio, sensores de presença, termostatos inteligentes, entre outros, aos restantes elementos do ecossistema, permitindo ainda a interligação e funcionamento integrado com dispositivos de outros parceiros como o Google Assistant, Amazon Alexa e Apple Home Kit.

Sérgio Salústio assume direção da área de I&D da Bosch em Ovar

Na Bosch há mais de vinte anos, Sérgio Salústio assumiu recentemente a liderança da área de Investigação & Desenvolvimento da Bosch Security Systems em Ovar, uma oportunidade que surge da expansão da equipa e dos projetos de inovação a decorrer com Universidades em Portugal. Sérgio vem consolidar a aposta da Bosch na I&D na empresa, que conta com cerca de 120 engenheiros atualmente a desenvolver soluções para as áreas de Tecnologias de Edifícios, Ferramentas Elétricas e, mais recentemente, Bosch Smart Home. “Temos o objetivo de atingir cerca de 200 colaboradores num futuro próximo. Queremos atingir uma massa crítica que nos permita criar, desenvolver e multiplicar conhecimento de um forma contínua e sustentável.”, reforça Sérgio Salústio.
Sérgio Salústio é licenciado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro, e chegou à Bosch em 1998 como engenheiro técnico responsável pelo primeiro esquentador eletrónico do mundo a funcionar sem necessidade de baterias ou ligação elétrica. A partir daqui, foi construindo um percurso de crescimento dentro da empresa, e chegou a Diretor do Centro de Competências da Bosch Termotecnologia a nível mundial para tecnologia de água quente.
Com um percurso profissional dentro da Bosch marcado pela inovação e pelo envolvimento em projetos de sucesso, é em 2020 que surge a oportunidade de ingressar na Bosch Security Systems. “É com muito orgulho e uma grande motivação que assumo esta nova função, para a qual olho com um grande sentido de responsabilidade, porque sabemos que a inovação está na natureza e na identidade da Bosch. É verdadeiramente o nosso propósito. Nós existimos porque queremos melhorar a vida das pessoas, criando e desenvolvendo soluções para que possam ter uma vida mais segura, confortável e sustentável.”, afirma Sérgio Salústio.

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

60 − 59 =

Close