Opinião

Dilia Soares nutricionista: Somos o que comemos!

Somos o que comemos!

Tudo o que comemos e bebemos afeta a forma como o nosso corpo funciona.

Alimentação é o processo pelo qual os organismos obtêm os alimentos e seus nutrientes para realizar as suas funções vitais, incluindo crescimento, movimento, reprodução e manutenção da temperatura do corpo. E a Nutrição é o estudo das relações entre os alimentos ingeridos e doença ou o bem-estar do homem ou dos animais.

A falta ou excesso de nutrientes gera uma sobrecarga ao organismo, levando-o a um desequilíbrio nutricional. Assim as doenças como magreza, excesso de peso, obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, doenças renais, entre outras, podem surgir em decorrência desse distúrbio.

A relação entre alimentação e a saúde é clara: para crescermos e funcionarmos normalmente, necessitamos de um leque completo de nutrientes, incluindo os macronutrientes como os hidratos de carbono, proteínas, gorduras e fibras, e uma variedade de micronutrientes, como, as vitaminas e sais minerais e não menos importante, também necessitamos de água.

Comer bem significa sentirmo-nos bem, o que melhora o nosso estado de espírito e nos permite lidar melhor com o stress e envelhecimento natural.

Alimentação Saudável é uma forma racional de comer que assegura a variedade, equilíbrio e quantidade necessária às necessidades de cada individuo.

O Nutricionista é um profissional de saúde que dirige a sua acção para a salvaguarda da saúde humana através da promoção da saúde, prevenção e tratamento da doença pela avaliação, diagnóstico, prescrição e intervenção alimentar e nutricional a pessoas, grupos, organizações e comunidades.

A alimentação saudável é muito importante, mas a nutrição personalizada é um instrumento fulcral na conquista de uma melhor qualidade de vida. As características específicas de cada individuo condicionam as suas necessidades alimentares, energéticas e proteicas.

Assim a Consulta de Nutrição abrange inúmeras áreas de intervenção, permitindo aplicar a dietoterapia em todas as patologias que exigam cuidados nutricionais e dietéticos individualizados e adaptados a cada situação específica, bem como proporcionar a orientação nutricional durante as várias fases da vida, prevenindo o desenvolvimento de muitas patologias, com o destaque para as doenças crónicas:

 

– Excesso de Peso/Obesidade

 

– Nutrição na Criança (Obesidade Infantil)

– Nutrição e Diabetes Mellitus

– Nutrição e Doença Cardiovascular (Hipertensão, Hipercolesterolemia, Hipertrigliceridemia,..)

– Nutrição e Doenças do Comportamento Alimentar (Anorexia, Bulimia)

– Nutrição na Doença Gastro-intestinal (Gastrites, Esofagites, Úlceras Pépticas e Duodenais, Colite, Doença Celíaca, Doença de Crohn..)

 

– Nutrição na Gravidez e Lactação.

 

avaliação do estado nutricional e da composição corporal é feito através de um exame de bioimpedância que permite determinar as percentagens de gordura, de água e de massa muscular, o seu metabolismo basal e calcular as suas necessidades energéticas diárias.

 

Plano Alimentar Personalizado

O apoio nutricional individualizado nas consultas, tem como objectivo prestar a orientação nutricional adaptada às necessidades e preferências de cada pessoa, visando a mudança de hábitos alimentares desajustados, contribuindo para o seu restabelecimento, prevenindo as complicações que podem advir de uma patologia mal controlada e tratada e proporcionando um bem-estar físico e emocional!

 

SABER COMER É SABER VIVER

 

Clínica EgoCare

Rua Jerónimo de Mendonça, nº 56

4200-335 Porto

 

Hospital da Luz

Praceta Henrique Moreira,nº 150

4400-346 Vila Nova de Gaia

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver também

Close
Close