Sociedade

Viana: Rita Montes destaca-se nas Festas d’Agonia

Rita Montes, estudante do Mestrado em Educação Artística da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo, conquistou o terceiro lugar no concurso lançado pela Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d'Agonia como forma de homenagem às Festas d'Agonia. A estudante do IPVC fez uma ilustração denominada "As mulheres da Ribeira", no âmbito do concurso Des_Romaria.

Chama-se “As mulheres da Ribeira” e foi uma das obras finalistas da primeira edição do concurso Des_Romaria, promovido pela Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia como forma de homenagear as Festas d’Agonia, que decorrem por estes dias na cidade. A obra é da responsabilidade de Rita Montes, estudante do curso de mestrado em Educação Artística da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo.

A ilustração “As mulheres da Ribeira” arrecadou o terceiro lugar no concurso e está exposta no posto de informação da Romaria d’Agonia, na Praça da República, em Viana do Castelo.

Rita Montes, de 22 anos, explica o que a inspirou para o trabalho que “representa, e muito, o esforço” das mulheres da Ribeira de Viana do Castelo, ao mesmo tempo que se revela “uma ótima oportunidade” de apresentar um cartaz num estilo tradicional. “As ruas enchem-se de alegria com as mulheres a venderem peixe fresco. A Ribeira, que merece ter um lugar de destaque, é muito rica nos seus costumes e festejos. Desde o traje de varina, peixeira, saleira, salgadeira, vendedora, festejo até à que representa o Bilros à moda da Ribeira. Como a Romaria é dedicada à comunidade piscatória, o trabalho traz, em si, o impacto e a valorização das mulheres que lutam e que sofreram com a morte dos seus entes queridos. Com os seus trajes muito coloridos e cheios de padrões, elas desfilam na Romaria para orgulhar a Ribeira”, descreve a jovem também licenciada pela Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas.

Carregada de cor, expressão, mas também simbolismo, a obra “As mulheres da Ribeira” releva um lado muito feminino, de “homenagem às mulheres lutadoras, que acordam muito cedo para buscar o peixe e deixar Viana muito mais encantada com o cheiro fresco do peixe”.

A estudar no Politécnico de Viana do Castelo, Rita Montes acredita que a formação que recebeu na Escola Superior de Educação foi fundamental em todo o seu percurso. “O IPVC disponibilizou os professores para me ensinarem inúmeras vertentes artísticas”, descreve, ainda, a mais jovem artista a expor em Des_Romaria.

A ilustração “As mulheres da Ribeira” partilha o terceiro lugar com o trabalho desenvolvido por Francisco Cruz. “Viana na Algibeira”, de Joana Rosa Caçador, foi o trabalho vencedor.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close