Notícias

Feira: Hora do Planeta assinalada ao longo da semana para reforçar a urgência de proteger o Ambiente

Sábado, 27 de março, às 20h30, as luzes apagam-se durante 60 minutos

Pelo oitavo ano consecutivo, Santa Maria da Feira associa-se à Hora do Planeta, o maior movimento de ação ambiental do mundo, este ano, celebrado a 27 de março.
Nesta edição, a Câmara Municipal quer reforçar junto da população a urgência de refletir e agir em prol da sustentabilidade dos recursos naturais. Como reforço desta mensagem, a Autarquia repõe, ao longo desta semana, nas redes sociais, os vídeos promocionais de embaixadores feirenses em edições anteriores. No sábado, o apelo à população de todo o concelho mantém-se: apagar as luzes durante uma hora, das 20h30 às 21h30, numa demonstração de compromisso para com o nosso planeta.
“É urgente protegermos o planeta para nos protegermos a nós próprios e acautelarmos as futuras gerações”, sublinha o vereador responsável pelo Ambiente e Espaços Verdes, Vitor Marques, lembrando que “os grandes problemas com que hoje nos deparamos, nomeadamente a perda de biodiversidade e as alterações climáticos são apenas a ponta do iceberg, e exigem uma maior consciencialização e ação concreta de todos, nas pequenas rotinas do dia a dia, nos padrões de consumo, no respeito por todos os seres vivos”. O objetivo da Autarquia é fazer chegar esta mensagem a um maior número de pessoas, através de diferentes canais de comunicação, com destaque para as plataformas digitais.

Embaixadores feirenses

Desde a primeira edição da Hora do Planeta em Santa Maria da Feira que várias personalidades feirenses, ligadas ao mundo artístico e desportivo, aceitaram o desafio da Câmara Municipal para serem embaixadores locais deste evento mundial, dando rosto e voz a mensagens de sensibilização e apelos à participação neste movimento à escala global.
Para reforçar e disseminar a mensagem associada a cada uma das edições, a Autarquia repõe, ao longo desta semana, sempre às 20h30, em , vídeos promocionais da Hora do Planeta em Santa Maria da Feira, protagonizados pela atriz Catarina Gouveia, pelo treinador de futebol Pedro Martins, pelo o músico Ricardo Azevedo e a filha Francisca Azevedo, pela a cantora Joana Andrade e pelo fotógrafo Frederico Martins.
No seguimento do compromisso assumido desde 2014 com a organização do evento em Portugal, a Câmara Municipal vai desligar as luzes dos monumentos mais emblemáticos da cidade da Feira – Paços do Concelho, Castelo, Igreja Matriz e Museu Convento dos Lóios – durante 60 minutos, no dia 27 de março, às 20h30, e lança o desafio à população de todo o concelho para aderir a este movimento à escala global.
A Hora do Planeta é um movimento global que une milhões de pessoas em todo o mundo para que manifestem o seu compromisso com o planeta. Esta iniciativa da WWF nasceu em 2007, em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 mil empresas apagaram as luzes durante uma hora, assumindo uma posição contra as alterações climáticas.
Ano após ano, a Hora do Planeta tem vindo a crescer para se tornar num movimento de sustentabilidade global com mais de 3,5 mil milhões de pessoas em 190 países e territórios.

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close