Breves

Feira: Câmara convida os cidadãos a discutir o futuro da cidade e a participar na vida local

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira convida a população a discutir o futuro da cidade e a participar na vida local, em áreas de intervenção diversas, sublinhando a importância de informar, dar voz aos cidadãos e criar condições para que as suas ideias sejam ouvidas e consideradas. Esta mensagem foi reforçada no primeiro encontro presencial do grupo local do projeto Active Citizens, integrado no programa europeu URBact, do qual o Município é parceiro.
A primeira reunião presencial deste grupo local, criado para repensar o território através de um processo de cocriação, desde a conceção de uma ideia até à sua concretização, realizou-se no dia 2 de junho, mas ao longo do último ano foram realizados seis encontros online, centrados em diferentes temáticas: identificação de problemas no território; metodologias de participação do cidadão na vida local; desafios participativos da rede Active Citizens; seleção dos desafios para o território; e definição de um plano de ação até agosto de 2022, para além de uma visão mais alargada para os próximos dez anos, que inclui diferentes formas de participação.
A vereadora da Educação, Cristina Tenreiro, que participou neste primeiro encontro presencial, onde começaram a ser delineadas ações concretas de pequena escala para desenvolver no terreno com a participação ativa dos cidadãos, salientou a importância deste projeto na discussão e reflexão da cidade, dando voz a quem diariamente usufrui dela. “Informar e partilhar informação significa valorizar e dar competências aos nossos cidadãos, que por sua vez trazem ideias inovadoras para estes encontros”, frisou, lembrando que “vivemos uma fase de mudança pessoal, profissional e urbana, sendo fundamental reequacionar o futuro perante este novo paradigma e os desafios que nos coloca”.
A metodologia do projeto Active Citizens assenta na cocriação entre decisores políticos, técnicos municipais, entidades públicas e privadas e cidadãos, desde a identificação do problema até à sua resolução, perspetivando o desenvolvimento sustentável e atrativo dos territórios. Nos encontros já realizados foram apresentadas preocupações relacionadas com a adaptação do Município aos novos estilos de vida dos feirenses, a identidade do território, o transporte e a mobilidade, o associativismo ambiental e o planeamento dos espaços verdes.
O grupo local Active Citizens assume-se como um laboratório urbano de ambiente experimental, que visa planear e realizar ações de pequena escala com os feirenses, através da experimentação e exploração de novas ideias e modos de cooperação com diversos atores locais, valorizando e alimentando o talento e os contributos de todos para um desenvolvimento sustentável e inclusivo de Santa Maria da Feira.
O envolvimento e participação da população será relevante para a afirmação e consolidação deste projeto de cidadania ativa e participativa, pelo que a Autarquia convida todos os cidadãos feirenses, interessados em dialogar sobre estas temáticas e sobre a sua visão para Santa Maria da Feira, a participarem nas reuniões mensais do grupo local Active Citizen. Para mais informações e inscrições, devem contactar através do número 91 9923472 ou email 
Liderado pela cidade francesa de Agen, o projeto Active Citizens, financiado pelo programa URBact, (comparticipação FEDER de 85 por cento), é constituído por uma rede de oito cidades europeias, criada para ajudar a enfrentar os desafios da governança local, nomeadamente a promoção da democracia participativa.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close