Breves

Instalação artística dá cor à Rua de Santa Catarina

Há uma nova obra de arte para descobrir no céu da Rua de Santa Catarina, no Porto. Chama-se “Paisagem Etérea”, uma instalação de Madalena Martins e pretende assinalar um marco de boas vindas ao setor do comércio, depois de meses de ausência e sem contato direto com o cliente.
O objetivo segundo o Município do Porto é “suscitar no público a vontade de usufruir de uma experiência de compras em harmonia, num manto de tranquilidade, numa das ruas de comércio mais identitárias da cidade”, quando convidou Madalena Martins a pensar artisticamente neste propósito.
O azul celeste é a cor predominante, como predominante é o azul das máscaras descartáveis “que nos cobrem as expressões e nos dificultam a respiração”, explica a autora. Mas a cor quer ser para lá disso, quer ser “o céu que dança livre por cima das nossas cabeças”, enquanto acalma o vermelho nervoso, acompanha o amarelo alegre e se conjuga com a serenidade de outros azuis. Uma bipolaridade de cores e movimentos que “representa a tensão que vivemos” ao mesmo tempo que nos leva “por uma viagem desafogada, de pensamentos livres que nos fazem flutuar por este tapete voador, num bailado conduzido pelo vento”, assegura o município.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close