Breves

Feira: Gastronomia criativa, urbana e de autor com produtos locais e sazonais

Adega Monhé, Lago, Taberna do Xisto e Terra Mãe. Quatro embaixadores "Sabores Imaginarius"

Porque gastronomia também é arte, o festival Imaginarius voltou a desafiar a restauração local para uma encruzilhada de sabores, privilegiando menus que tenham por base produtos endógenos e sazonais, e revelem criatividade na confeção e empratamento. Adega Monhé, Lago, Taberna do Xisto e Terra Mãe são os quatro restaurantes oficiais “Sabores Imaginarius” que, entre 9 e 12 de setembro, serão os embaixadores da gastronomia criativa, urbana e de autor pensada especificamente para o festival.
Os restaurantes oficiais “Sabores Imaginarius” cumpriram os critérios definidos pela organização e apresentaram propostas criativas, apostando nos produtos locais e da época para a confeção de menus diferenciadores. São disso exemplo a Fogaça da Feira e a Regueifa Doce, os queijos e o mel, os mirtilos, framboesas e malápios, a cerveja artesanal com lúpulo feirense e o licor Châmoa, os legumes frescos e os cogumelos shitake, sem esquecer os produtos regionais, como o peixe da costa e a carne da serra.
A história, cultura e identidade de Santa Maria da Feira também estão presentes nas propostas selecionadas, nomeadamente a influência dos frades Loios na gastronomia local e as culturas mestiçadas da diáspora feirense.
Inspirados na essência do Imaginarius enquanto “palco de experiências”, os chefes dos quatro restaurantes oficiais apresentam pratos criativos, ricos em sabor, propondo uma viagem sensorial e gustativa surpreendente durante os quatro dias do festival. Os menus encontram-se disponíveis em.
Os “Sabores Imaginarius” enquadram-se na estratégia municipal de promoção turística e gastronómica “Encruzilhada de Sabores”, privilegiando os produtos endógenos e sazonais, e promovendo a diferenciação e criatividade das propostas de chefes e restaurantes do território.
A área gastronómica do festival aposta ainda na promoção da Cerveja Artesanal com Lúpulo Feirense – edição especial 20 anos | 20 edições Imaginarius – disponível na Loja Interativa de Turismo e restauração local, e apoia a iniciativa “Almoce e Jante Connosco”, promovida pela ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria, na aldeia de Porto Carvoeiro, em Canedo. É nesta Aldeia de Portugal que, no dia 4 de setembro, às 19h00, o visitante pode usufruir da autenticidade de uma refeição confecionada com produtos locais, base da gastronomia tradicional da região, partilhada no seio de uma família da aldeia. Os anfitriões abrem as portas de sua casa aos turistas que, sentados à mesa, em convívio com as gentes da casa, têm a oportunidade de conhecer as lendas, estórias e vida da aldeia, numa refeição tradicional. Os interessados podem inscrever-se através de formulário, disponível em.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close